CEO da Apple, Tim Cook quer mais mulheres na tecnologia

CEO da Apple, Tim Cook, argumentou que “não há boas desculpas” para explicar a falta de mulheres nas empresas de tecnologia

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8:30 pm - 28 de setembro de 2022
Apple Tim Cook

O CEO da Apple, Tim Cook, quer ver mais diversidade na indústria de tecnologia, dizendo que “não há boas desculpas” para a contínua falta de mulheres nas empresas de tecnologia do mundo.

A diversidade é boa para os negócios

Esta não é uma posição atípica. Cook está fazendo o que está se tornando um argumento amplamente aceito de que a diversidade dentro de uma empresa torna essa empresa melhor. Decisões tomadas e executadas por equipes diversas trazem melhores resultados, como constataram muitas pesquisas, como esta e esta.

“Acho que a essência da tecnologia e seu efeito sobre a humanidade depende de as mulheres estarem à mesa”, disse Cook à BBC. “A tecnologia é grandiosa e vai realizar muitas coisas, mas, a menos que você tenha diversas visões na mesa trabalhando nela, você não terá grandes soluções”.

Apple abre esquema no Reino Unido para desenvolvedores do sexo feminino

Os comentários de Cook vieram quando a Apple apresentou seu App Store Foundation Program no Reino Unido pela primeira vez. Projetado para ajudar a construir futuros desenvolvedores, a Apple está prestando atenção especial às desenvolvedoras do sexo feminino na primeira iteração do esquema.

A representação é crítica. Um estudo da psicóloga Penelope Lockwood descobriu que as mulheres precisam ver modelos femininos mais do que os homens precisam ver modelos masculinos. “Mulheres excepcionais podem funcionar como exemplos inspiradores de sucesso, ilustrando os tipos de conquistas possíveis para as mulheres ao redor”, disse ela. “Elas [as inspirações] demonstram que é possível superar as barreiras tradicionais de gênero, indicando a outras mulheres que altos níveis de sucesso são de fato atingíveis”.

Um relatório da PWC destaca o desafio. Ele afirma que 78% dos alunos não conseguiram nomear uma mulher famosa que trabalha na indústria de tecnologia. E apenas alguns anos atrás, apenas 3% dos materiais educacionais dos Estados Unidos se concentravam nas contribuições femininas ao longo da história.

Essa falta de acesso a modelos históricos de papéis desautoriza sistemicamente as mulheres a entrar nessas indústrias.

Apesar da missão, a Apple ainda tem trabalho a fazer

A Apple ainda tem um caminho a percorrer antes que possa alegar ter escapado da armadilha da indústria de tecnologia da liderança sênior ser branca e masculina. Na Apple, apenas cinco dos 18 executivos listados na página de Perfis Executivos da empresa são mulheres, e apenas dois de seus 12 executivos mais seniores são mulheres.

Para seu crédito, a empresa parece estar fazendo sérias tentativas de tornar as mulheres mais visíveis na tecnologia. Isso inclui a prontidão para nomear mulheres para cargos de liderança sênior, colocar a liderança feminina em pontos-chave, investimentos em educação de codificação para crianças e outras tentativas de promover a diversidade.

Quando se trata de representação feminina em sua força de trabalho, a equipe da Apple nos Estados Unidos é 35% feminina.

A Deloitte estima que as grandes empresas de tecnologia alcançarão 33% de representação em todo o setor este ano. No Reino Unido, um relatório da PWC afirma que apenas 23% das pessoas que trabalham em funções STEM no Reino Unido são mulheres, com apenas 5% das funções de liderança tecnológica ocupadas por mulheres.

Mudança leva tempo

Ao mesmo tempo, as tentativas da Apple de dar visibilidade às mulheres dentro de sua força de liderança podem ajudá-la a alcançar seu objetivo de longo prazo de fazer com que a indústria pareça um espaço no qual as mulheres possam aspirar, contribuir e alcançar. A tecnologia em geral ainda sofre por ser vista como um clube masculino, que deve mudar para atingir o nível de diversidade necessário para que a indústria ofereça todo o seu potencial.

O sexismo nítido na tecnologia impede as mulheres de ingressar no negócio. Mulheres e meninas não cursam disciplinas STEM, o que significa que o número de talentos femininos qualificados é pequeno. Isso não é porque elas não podem – as mulheres se destacam em tópicos STEM e superam seus colegas masculinos nesses assuntos.

O líder da Apple concorda que sua empresa deve fazer mais. “As empresas não podem desistir e dizer ‘não há mulheres suficientes fazendo ciência da computação – portanto, não posso contratar o suficiente'”, disse Cook, enfatizando a necessidade de obter mais mulheres e meninas educadas para a indústria.

Educando para o amanhã

A Apple tem sido uma grande defensora do ensino de codificação e acredita que o código deva ser ensinado em todas as escolas para todos os alunos. A empresa oferece o Swift Playgrounds, currículos de educação de codificação e sessões de educação de codificação in-store para ajudar a alcançar isso, mas essa é uma estratégia de muito longo prazo.

No curto prazo, trata-se de aumentar a representação – e a esperança é que oferecer modelos femininos poderosos ajude a nutrir os talentos de amanhã.

Se isso é algo que importa para você, lembre-se do anual Ada Lovelace Day chegando em 11 de outubro. O evento tem como objetivo elevar o perfil das mulheres nas disciplinas STEM.

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