Casas no Reino Unido ficam sem acesso à internet após ciberataque

Author Photo
11:23 am - 02 de dezembro de 2016
Casas no Reino Unido ficam sem acesso à internet após ciberataque

Mais de 100 mil pessoas no Reino Unido tiveram seu acesso à internet cortado depois que uma série de prestadores de serviços foram atingidos pelo que se acredita ser um ciberataque coordenado. No total, na Europa, cerca de 1 milhão de pessoas foram afetadas.

O TalkTalk, um dos maiores provedores de serviços britânicos, o Post Office e o KCom, ambos com sede em Hull, foram todos afetados pelo malware conhecido como Mirai, transmitido por meio de computadores comprometidos.

O worm Mirai assume o controle de dispositivos que executam o sistema operacional Linux e os usa para derrubar serviços. Esse ataque tem como alvo determinados tipos de roteadores de banda larga, prejudicando sua ligação à internet.

O Post Office disse que 100 mil clientes tiveram problemas em função do ataque, que começou no domingo (27/11). A KCom apontou que 10 mil consumidores foram afetados desde sábado (26/11). A TalkTalk confirmou que foi alvo do ciberataque, mas não informou o número de clientes impactados.

No começo da semana, a empresa alemã Deutsche Telekom divulgou que 900 mil clientes na Alemanha perderam conexão em casa em função do incidente.

Não se tem certeza, até o momento, da origem do ataque. Especialistas, contudo, indicam que ele teria partido da Rússia. A suspeita não foi confirmada. Em outubro, uma empresa nos Estados Unidos também sofreu ataque do tipo e diversos serviços populares, como Spotify, Twitter e Reddit ficaram fora do ar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.