Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude
VAAI promete calcular probabilidade de ataques de enumeração em transações sem a presença do cartão
A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em suas operações. A empresa anunciou na terça-feira (7) atualizações em sua solução de inteligência de ataques contra contas (VAAI) com a adição do VAAI Score, ferramenta que promete usar IA generativa para identificar e pontuar ataques de enumeração.
O VAAI Score estará disponível primeiro para emissores de cartão nos Estados Unidos, e busca reduzir fraudes e perdas operacionais atribuindo a cada transação uma pontuação de risco em tempo real. Segundo a empresa, isso pode detectar e prevenir ataques de enumeração em transações de cartão não presentes (CNP).
Ataques de enumeração são aqueles que usam scripts automatizados e botnets para fazer testes de cartão, permitindo que explorem vulnerabilidades. Eles afetam despesas operacionais e perdas anuais em US$ 1,1 bilhão, o que representa 10% das fraudes globais, segundo a própria Visa.
Veja também: Empresas investem mais de US$ 100 mil anuais em capacitação de cibersegurança
“A enumeração pode ter impactos duradouros em nossos clientes e há uma necessidade imediata de ferramentas que possam detectar e evitar esses ataques em tempo real”, justifica Paul Fabara, diretor-executivo de risco e serviços ao cliente da Visa.
Segundo a empresa, 33% das contas enumeradas sofrem fraude no período de cinco dias após o fraudador obter acesso às informações de pagamento.
Ao usar componentes de IA generativa para aprender padrões de transações normais e anormais, a meta é que a pontuação identifique a chance de ataques de enumeração complexos em tempo real e reduzirem fraudes sem comprometer o desempenho da Visa.
A empresa diz que a ferramenta foi capaz de reduzir a taxa de falsos positivos em 85% em comparação com outros modelos de risco.
O modelo do VAAI Score foi, segundo a Visa, treinado em mais de 15 bilhões de transações da VisaNet e tem seis vezes mais recursos do que modelos anteriores da VAAI.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!