Roost moderniza rede da Unesp com soluções da Extreme Networks

Todos os 34 campi da universidade paulista adotarão os mesmos padrões de rede e gerenciamento

Author Photo
12:30 pm - 09 de maio de 2024
Foto: Reprodução, Unesp

A infraestrutura de rede da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será modernizada usando tecnologia da Extreme Networks. O projeto ficará a cargo da Roost, e terá como objetivo melhorar a qualidade da conexão da instituição, incluindo a disponível para alunos e funcionários, e permitir o uso de tecnologias em sala de aula, incluindo robótica e realidade virtual e aumentada.

Os 34 campi da Unesp distribuídos pelo estado de São Paulo serão atualizados para o Wi-Fi 6, e a universidade passa a gerenciar toda a rede por meio do ExtremeCloud IQ. A nova rede promete dar acesso à rede com alta velocidade e baixa latência.

“A simplicidade que a Extreme consegue oferecer ao fornecer uma rede em cascata para todos os campus aumentará a eficiência operacional, melhorará o desempenho de nossa equipe de TI e criará uma base para uma experiência de aprendizado on-line excepcional”, diz em comunicado o coordenador de infraestrutura computacional e comunicação da Unesp, Marcos Venicius da Fonseca Costa.

Veja também: MadeiraMadeira adota nuvem Totvs e reduz custos em 30%

“Com o Wi-Fi 6, poderemos ampliar nossa plataforma de ensino para incluir os melhores currículos da categoria e reduzir a frustração que tínhamos anteriormente com uma rede não tão boa”, continua o executivo.

Gerenciamento na Unesp

A solução ExtremeCloud IQ promete dar à equipe de TI da Unesp capacidade de gerenciar o acesso Wi-Fi de alunos e funcionários com mais facilidade e identificar, solucionar e resolver mais rapidamente problemas. A solução promete visibilidade granular da rede em todos os 34 campi por meio de um único painel, além de adicionar e configurar automaticamente novos dispositivos.

“Somos a primeira universidade pública a migrar 100% para a nuvem com gerenciamento único. Estamos muito animados com esse pioneirismo. Temos muitas ideias para desenvolver aplicativos de IoT e criar um smart câmpus”, diz Venicius.

Como os campus da Unesp eram independentes em termos de infraestruturas de rede, não havia padrão entre as unidades. A nova rede unificará os campi e padronizará práticas de acesso e segurança.

A Roost também forneceu treinamento para as equipes de TI para que continuem otimizando as operações de rede e tomando decisões com base em dados gerados pela própria rede.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.