Blockchain e outras tecnologias emergentes sustentam operação da FPS durante pandemia

Marcone Barros investe em inovações e tecnologia para conduzir novo momento no modelo de ensino da Faculdade Pernambucana de Saúde

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10:57 am - 07 de dezembro de 2020

Por influência de um amigo muito próximo, Marcone Barros entrou no mundo da Tecnologia da Informação por meio de um curso técnico que deu a ele a oportunidade de atuar como desenvolvedor de software. Foi se aprimorando até que, em 2009, foi convidado para coordenar o departamento de TI da Faculdade Pernambucana de Saúde, realizando projetos em diversas frentes para melhorar a experiência e ensino e também otimizar processos da empresa. E foi uma série de iniciativas realizadas neste ano que deram à Barros (e a FPS) o título de vencedora do prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI‘, na categoria Educação, e ocupando a 10º posição no ranking geral.

Chamado “Rápido para aprender, adaptar e fazer”, o case apresentado envolveu uma série de adaptações feitas para que a instituição de ensino pudesse dar continuidade ao seu calendário escolar, tanto o cronograma de aulas como processos seletivos e matrículas.

Para isso, Barros e sua equipe fizeram customizações em produtos que já eram utilizados pela empresa e também investiram no uso de apps e tecnologias como blockchain para efetuar de forma on-line atividades antes 100% presenciais.

Fazendo e aprendendo

Questões como implementação do trabalho remoto e aulas on-line não foram um problema para a faculdade, que já havia desenvolvido soluções para ambos os casos e precisou apenas escalar o uso. Barros explica que, dentro da questão das aulas, o único cuidado feito foi disponibilizar ao time de professores uma equipe 100% dedicada para resolver problemas durante as aulas.

O primeiro grande desafio apresentado ao time de TI foi encontrar uma forma de operacionalizar o vestibular de junho, que precisaria ocorrer de forma 100% on-line. Após algumas pesquisas, a FPS optou por utilizar uma plataforma omnichannel, adquirida para outra função, e customizá-la para suportar todo o processo. O trabalho de adaptação foi feito lado a lado com a equipe de educação, para encontrar o formato que melhor representasse a experiência física e respeitasse os aspectos educacionais que envolvem a realização de uma prova.

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