Aderir ao ESG é positivo para o negócio e praticar está nos detalhes

A urgência de questões como a climática e sociais são fatores determinantes e que impulsionam o crescimento da sigla ESG

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8:49 am - 06 de dezembro de 2023

Há algumas semanas, o relógio do clima chegou ao Brasil para nos lembrar que temos menos de seis anos para adotar medidas efetivas para reverter o cenário de mudanças climáticas antes que seja tarde demais. O prazo é curto e o tom da mensagem é quase apocalíptico, mas é necessário para nos fazer acordar para uma realidade que bate a nossa porta há algum tempo e que, como sociedade, vínhamos adiando.

A urgência de questões como a climática e sociais são fatores determinantes e que impulsionam o crescimento da sigla ESG, que, traduzindo para o português, representa os pilares Ambiental, Social e Governança. Por mais que esse discurso esteja tomando conta do mundo coorporativo, ainda há aqueles mais descrentes em relação a importância dessa agenda. Mas venho aqui dizer que essa não é a melhor escolha, pois o movimento é crescente e como uma forte onda tende a atingir áreas, setores, empresas e mercados. O meu convite é para que se olhe com mais atenção para o assunto.

Tenho estudado muito a respeito deste tema e percebo a relevância do papel de cada um. Isso significa que temos de incentivar que todos assumam o papel de indivíduos e cidadãos dentro de uma corporação e não somente o de colaborador, independente do seu nível na hierarquia. A verdade é que devemos aplicar isso no dia a dia individualmente e assumir que já não é mais uma opção e, sim, uma obrigação coletiva para garantir que as próximas gerações possam desfrutar de um planeta mais saudável a longo prazo, quando falamos do E, de ESG, e de uma sociedade melhor, quando o assunto é o S. Se é preciso ter atitudes individuais voltadas para a sustentabilidade, obviamente é preciso expandir a visão e treinar o olhar para identificar pontos relevantes da discussão sob aspecto do negócio.

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Enquanto algumas poucas empresas se mantêm conservadoras, insistindo em achar que é uma moda passageira, os consumidores estão entendendo o recado aos poucos e fazendo valer sua posição na dinâmica mercadológica. O público final já é exigente em relação às atitudes, posicionamentos e valores das marcas das quais consomem, podendo deixar de consumi-las por esses mesmos motivos. Ele está atento e pronto para cobrar ações sustentáveis, influenciando toda a cadeia do negócio. Não basta que a sua empresa tenha ações verdes se ela estiver vinculada a um fornecedor que polui, sem o menor cuidado com a preservação ambiental ou que tenha atitudes com impactos sociais questionáveis.

Hoje em dia, o consumidor é mais consciente e exige coerência entre o discurso sustentável das empresas e as ações efetivas, inclusive, no que diz respeito aqueles que compõem o círculo de relacionamento do negócio. Esse fato incide em detalhes que, às vezes, passam despercebidos. O consumo sustentável de energia elétrica é algo que está em voga, mas que até pouco tempo não recebia tanta atenção. Porém, atualmente, as empresas já observam com mais cuidado o modo como consomem e adquirem energia, assim como os seus consumidores também estão atentos a isso.

Outro exemplo é o serviço de internet, que já é tão essencial para as companhias quanto respirar para os humanos. Uma empresa de Telecom que oferece soluções de conectividade pautadas no cuidado ambiental, principalmente porque não exigem quebra-quebra na infraestrutura, nem pequenas obras ou alterações na construção civil, está à frente da concorrência neste sentido, porque propicia economia, com baixa manutenção. Isto porque reduz a utilização de cabos e outros materiais, favorecendo o contratante de forma sustentável e diminuindo a quantidade de deslocamentos veiculares para manutenção de campo, reduzindo assim a emissão de CO², para soluções com redundância nativa de conectividade.

É verdade que há muitos detalhes acerca do tema ESG e que isso pode o fazer ser percebido como um risco. Mas como homens e mulheres de negócio, sabemos que o risco é um degrau para a oportunidade. O mercado obviamente está respondendo às demandas que vêm surgindo em função dessa agenda e está em constante adaptação. A cada dia surgem novos produtos, serviços e soluções que têm como objetivo contribuir com a transformação positiva dos negócios para que sejam mais sustentáveis. E é nosso papel nos atentar para essa mudança e trabalhar para que ela aconteça.

Todos nós estamos caminhando na mesma direção, afinal vivemos no mesmo planeta. Talvez não seja possível precisar quando, mas afirmo com certeza que em algum momento o seu negócio vai precisar se adequar também. Já que vai acontecer, é melhor que seja de forma antecipada, proativa e planejada. Portanto, se atente aos sinais: eles estão aí e dizem que é preciso mudar.

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Alexandre Coelho

Gerente executivo da TBNet

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