Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI, anuncia sua saída da empresa
Sutskever foi um dos membros do conselho que votou para remover Sam Altman como CEO
O cofundador da OpenAI, Ilya Sutskever, anunciou na terça-feira, 14, que estava deixando a startup norte-americana proprietária do aplicativo ChatGPT, que revolucionou a inteligência artificial (IA) generativa.
“Depois de quase uma década, tomei a decisão de deixar a OpenAI”, escreveu Sutskever no X, antigo Twitter. “O histórico da empresa tem sido quase milagroso, e confio na OpenAI para criar uma inteligência artificial segura e benéfica”, acrescentou.
Leia também: OpenAI anuncia GPT-4o, modelo mais rápido e gratuito para todos usuários
Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, fazia parte do conselho de administração que votou pela demissão do CEO e cofundador Sam Altman em novembro passado. A demissão surpresa mergulhou a startup de São Francisco em vários dias de turbulência.
Entretanto, Sutskever logo mudou sua posição, juntando-se aos cerca de 770 funcionários da OpenAI que assinaram uma carta ameaçando sair a menos que Altman fosse reintegrado e o atual conselho renunciasse.
Apesar da mudança, o retorno de Altman à OpenAI deixou sua posição na empresa, bem como de outros envolvidos, incerta. Contudo, em comunicado, Altman não demonstrou ressentimentos, e ainda pontuou que a companhia não seria o que é sem o especialista.
“Ilya e OpenAI vão se separar. Isto é muito triste para mim; Ilya é facilmente uma das maiores mentes da nossa geração, um guia da nossa área e um amigo querido. Seu brilho e visão são bem conhecidos; seu calor e compaixão são menos conhecidos, mas não menos importantes. OpenAI não seria o que é sem ele. Embora ele tenha algo pessoalmente significativo em que irá trabalhar, serei eternamente grato pelo que ele fez aqui e estou comprometido em terminar a missão que iniciamos juntos”, afirma Altman em comunicado oficial.
*Com informações do The Washington Post
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!