OpenAI anuncia GPT-4o, modelo mais rápido e gratuito para todos usuários
GPT-4o tem novas capacidades de compreensão e geração de texto, áudio e vídeo em tempo real
A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (13) uma nova iteração do modelo GPT-4, o GPT-4o. O novo modelo é considerado pela OpenAI um novo passo para uma comunicação mais natural entre humanos e computadores, é mais rápido do que o modelo anterior e poderá ser acessado gratuitamente por qualquer usuário do ChatGPT.
O modelo também é capaz de compreender interações de texto, áudio ou imagem, além de gerar resultados em texto, áudio e imagem – ou qualquer combinação deles. Sam Altman, CEO da OpenAI, classificou o novo modelo como “nativamente multimodal”.
A OpenAI afirma que as capacidades do GPT-4o serão introduzidas aos poucos. A partir de hoje, interações de texto e imagem já estarão disponíveis. O novo GPT estará disponível gratuitamente, e usuários do GPT Plus terão um limite cinco vezes maior de mensagens.
Leia também: Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas
Um dos destaques do GPT-4o é sua capacidade de interação por voz. Na prática, o modelo é capaz de interagir com uma pessoa como se fosse uma assistente virtual, em uma conversa real utilizando linguagem natural.
De acordo com a companhia, o GPT-4o é capaz de responder a inputs de áudio em apenas 232 milissegundos – com uma média de 320 milissegundos –, o que é semelhante ao tempo de resposta humano em uma conversa. A nova versão do modo de voz com o GPT-4o será lançado em fase alpha dentro do ChatGPT Plus nas próximas semanas.
Para desenvolvedores, o GPT-4o será disponibilizado como uma API “em breve”. A OpenAI afirma que o GPT-4o é duas vezes mais rápido e custa metade do preço quando comparado com o GPT-4 Turbo.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!