A Zebra Technologies, empresa de serviços e dispositivos que otimizam fluxos de trabalho, está apostando na automação através de sistemas de Inteligência Artificial (IA) para expandir seus negócios nos próximos anos. A estratégia de crescimento foi apresentada nesta terça-feira (14) durante o Zebra Innovation Day, evento que reuniu lideranças da companhia para detalhar os planos da organização.
Bill Burns, que assumiu o posto de CEO da empresa em março do ano passado, resumiu a estratégia na ideia de trazer uma “voz digital” aos dispositivos e sistemas usados por clientes. “Uma vez que algo tem uma ‘voz digital’, você pode automatizá-lo e mudar o fluxo de trabalho ao redor do ambiente do cliente”, disse.
A digitalização de sistemas e dispositivos é uma das “megatendências” identificadas pela Zebra que devem impactar seus negócios positivamente nos próximos anos. Dados do Gartner, por exemplo, apontam que as receitas de IoT devem crescer 12% até 2026 – mercado que é estratégico para a Zebra.
“Ao dar ‘voz digital’ aos dispositivos, você pode ter pessoas e robôs trabalhando juntos. Nós fazemos isso através de hardware e software específicos, analytics em nuvem – e, em breve, analytics no dispositivo com IA.”
A estratégia foi explorada também por Tom Bianculli, diretor de tecnologia (CTO) da Zebra, que apontou como a digitalização pode ser a resposta para alguns desafios atuais do mercado global que são vistos como oportunidades pela companhia.
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“A inovação digital está se movendo do núcleo da empresa, do armário de TI, para a ponta”, disse o CTO da companhia. “E o que quero dizer com isso é não é apenas ter um plano sobre o que está acontecendo nas suas operações, mas, literalmente, saber onde estão seus colaboradores; em que etapa de determinado processo você está; onde está seu inventário; e onde estão seus ativos de capital. Se eu souber onde todos esses componentes estão em tempo real, posso orquestrar todas essas peças no tabuleiro para obter o resultado mais otimizado.”
Para entregar essa arquitetura aos clientes, a Zebra Technologies está empenhada na expansão da IA em seus serviços e dispositivos – incluindo câmeras, dispositivos móveis, RFID e soluções de robótica –, tornando cada um deles um ponto de dados para modelos especializados.
“Nós vemos uma oportunidade incrível de aproveitar toda a visibilidade de ativos que ajudamos a fornecer para treinar modelos, e, em seguida, entregar insights e ações orquestradas”, anotou o executivo.
Um dos desafios que a companhia está tentando resolver com a estratégia de IA é o da escassez de mão de obra. De acordo com a Korn Ferry, até US$ 8,5 trilhões podem deixar de ser injetados na economia global por conta dessa escassez até o final da década. No varejo, por exemplo, onde o índice de perda de colaboradores chega a 95%. “Nossos clientes do setor varejista precisam reter os trabalhadores que já possuem, treinar mais rapidamente os novos funcionários que estão chegando e torná-los competentes mais rapidamente”, disse.
No mês passado, a companhia demonstrou uma iniciativa em conjunto com o Google Cloud e a Qualcomm que está rodando LLMs na ponta, dentro de dispositivos, para ajudar nesse processo. O projeto foi rodado em um piloto com um grande varejista europeu para alimentar um modelo com mais de 150 documentos operacionais da empresa e entregá-los na ponta para colaboradores através de um smartphone. O processo agilizou o treinamento de novos trabalhadores, entregando informações precisas de forma ágil e sob demanda com IA generativa.
“Estamos entusiasmados em aproveitar nossa posição e a base instalada que temos para criar um futuro impulsionado por IA, aproveitando as capacidades interconectadas da visibilidade de ativos, trabalhadores da linha de frente conectados e automação inteligente”, finalizou.
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