A necessidade de “trabalhar feliz”

No Amplify da HP, vi um vídeo que encapsulava algo que todos os trabalhadores deveriam levar a sério: você deve ser feliz em qualquer trabalho

Author Photo
10:00 am - 06 de setembro de 2022
trabalho feliz

Fato relevante: A HP é cliente do autor.

No evento Amplify, da HP (que é focado em parceiros), nesta semana, inicialmente fiquei animado com uma atualização do meu laptop favorito, o HP Folio. Mas o que realmente me chamou a atenção foi o vídeo de abertura, que mostra funcionários em diversos locais e situações trabalhando e se divertindo.

Muitas vezes me pergunto se as empresas e seus líderes percebem que estamos em um mundo muito diferente do que estávamos antes da pandemia de Covid-19. Os funcionários estão repensando as prioridades e, se estão trabalhando para criar sindicatos, pensando em pedir demissão (a Grande Demissão) ou se desconectaram da empresa (desistência silenciosa), o objetivo parece ser o mesmo – um foco renovado no equilíbrio trabalho/vida.

A razão pela qual o vídeo me chamou a atenção é porque quando eu era criança trabalhando em uma fazenda, meu avô (que era dono da fazenda e foi CEO de uma grande empresa petroquímica) me disse que o trabalho não deveria ser divertido. Na época, eu me perguntava por quê. Por que o trabalho não pode ser divertido, por que você não pode ser feliz no trabalho – por que você não pode “trabalhar feliz”?

Vejamos o que isso significa.

Trabalhando feliz e feliz trabalhando

Há dois conceitos pelos quais lutei durante a maior parte da minha carreira. Uma é a crença de que você tem que se concentrar para ter sucesso. (Isso é o que meu mentor da IBM argumentou em um momento). Em vez disso, eu era eclético e mudava de projeto para projeto, sempre procurando algo interessante e diferente para fazer. Isso muitas vezes me causou problemas, mas a diversidade me deu amplitude. Tornou-se quase impossível me demitir (tentei entrar em um pacote de redução de custos e de pessoal e me disseram que eu era valioso demais) e me permitiu olhar, ansiosamente, à frente no meu trabalho.

O outro conceito é que o trabalho deve ser divertido. Você deve gostar do que faz e estar ansioso para fazê-lo. Adoro ser analista, estou animado para aprender e trabalhar com novos produtos e sou fascinado pelos problemas interessantes e diferentes em várias empresas. Mas eu realmente não gosto da execução. Gosto de resolver um problema e criar planos para resolvê-lo, mas odeio as partes políticas, interpessoais e processuais (pense em todas essas regras e práticas corporativas).

Então, para mim, tornar-se analista foi perfeito. Isso me permite fazer o que amo e evitar o que odeio. Então, depois de 40 anos mantendo uma variedade de empregos em diferentes empresas, acabei trabalhando feliz.

Todos devem se esforçar para isso.

Como trabalhar feliz

Existem três elementos para encontrar sua maneira de “trabalhar feliz”.

  • Crie um inventário de coisas que você gosta de fazer e coisas que você odeia fazer. Esta é a base de um plano para encontrar seu caminho para o trabalho feliz.
  • Encontre empresas que cuidam, nutrem e ajudam seus funcionários a crescer. É divertido ver os executivos da HP no palco porque eles realmente gostam um do outro. (Você ficaria surpreso com a quantidade de eventos em que estive onde ficou claro que os líderes da empresa se odiavam.) Não troque o salário por um forte cuidado com os funcionários.
  • Tenha sua vida pessoal em ordem. Algumas das piores experiências que tive como gerente envolveram lidar com pessoas cujas vidas domésticas eram uma bagunça. Casos amorosos, divórcio e problemas familiares podem levar embora uma vida feliz e destruí-la. Se você não conseguir resolver sua vida doméstica, sua vida profissional será afetada.

Toda vez que escrevo sobre o quanto amo meu trabalho, recebo uma tonelada de e-mails sobre como fazer o que faço. Esteja ciente: a maioria das pessoas não consegue ser analista. Requer um conjunto extremamente específico de habilidades e interesses para não apenas fazer esse trabalho, mas também gostar de fazê-lo. O que me faz “trabalhar feliz” não funcionará para você. Nós somos únicos. Tentar imitar a vida de alguém que parece feliz não funcionará para você, porque o que você ama e odeia será diferente.

Não há atalho para trabalhar feliz. Você deve desenvolver seu próprio caminho para alcançar esse objetivo crítico.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.