A Apple tornará a App Store (mais) favorável aos negócios?

Se você tem um app corporativo, faz sentido garantir que ele seja distribuído da forma como seus usuários o consomem

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9:30 am - 07 de setembro de 2022
App Store loja de aplicativos Apple

Com centenas de milhares de aplicativos disponíveis, a App Store da Apple é o dispensário principal para aplicativos de software em todas as suas plataformas de computação. A loja já tem várias maneiras de oferecer suporte a usuários corporativos, mas há trabalho a ser feito.

O que a Apple oferece é bom

A Apple já oferece muito.

  • O Apple Developer Enterprise Program permite que grandes organizações criem seus próprios aplicativos internamente e os implantem de forma privada para os funcionários.
  • O Apple Business Manager permite que os desenvolvedores distribuam aplicativos para clientes específicos ou internamente; as organizações podem gerenciar a distribuição de aplicativos internamente usando MDM ou códigos de resgate especiais.
  • A Apple possui o TestFlight e seu próprio sistema MDM, o Apple Business Essentials, que também pode ser usado para gerenciar a distribuição de aplicativos remotamente em dispositivos Apple.
  • A Apple também tem seu Programa de Aplicativos e Livros, no qual clientes corporativos e educacionais podem comprar grandes quantidades de itens para a força de trabalho.

O problema é que nem todo desenvolvedor de aplicativos deseja disponibilizar seus aplicativos por meio de qualquer um desses esquemas focados em negócios. Eles podem estar vendendo aplicativos perfeitamente ótimos com recursos premium que podem ser desbloqueados por assinatura, mas o Apple Business Manager não oferece suporte a pagamentos de assinatura. Eles também podem oferecer aplicativos com recursos úteis que devem ser desbloqueados por meio de compra no aplicativo.

Encontrando uma nova maneira de licenciar software

A maioria das grandes empresas gosta de licenciar software em vez de comprá-lo em uma base ad hoc. Eles não querem pedir aos funcionários que instalem aplicativos um de cada vez e depois os reembolsem; eles querem obter a supervisão no nível do console de quais aplicativos estão sendo usados ​​e por quem, para manter o controle dos custos e garantir que as licenças sejam usadas pela equipe.

Essa necessidade de supervisão significa que as organizações maiores que gerenciam implantações em massa permanecem presas ao modelo de licenciamento. Uma empresa pode comprar centenas de licenças para aplicativos essenciais aos negócios e provavelmente gerenciará quem recebe essas licenças usando as soluções de gerenciamento de dispositivos existentes.

Para a maioria dos desenvolvedores sem presença substancial nos mercados corporativos, isso provavelmente não é um grande problema. Outros, com uma presença significativa, já podem vender seus aplicativos de forma independente por meio dos programas Enterprise ou Apps and Books.

O que os desenvolvedores podem fazer

Existem duas abordagens fáceis que os desenvolvedores podem adotar se quiserem alcançar esses clientes. Eles podem criar versões Pro de seus aplicativos que incluem todas as melhorias de compra no aplicativo que eles fornecem (que podem ser disponibilizadas por meio de Aplicativos e Livros).

Eles também podem criar itens personalizados que estão disponíveis apenas para organizações nomeadas por meio do programa Apps and Books da Apple. Se quiser, você pode até personalizar os aplicativos para refletir a marca corporativa do seu cliente.

O problema é que os desenvolvedores que não estão gastando tempo descobrindo como atender às necessidades da crescente congregação de usuários corporativos da Apple estão deixando dinheiro na mesa.

A Apple poderia tentar encontrar uma maneira de tornar isso mais fácil, suponho. Fazer isso quase certamente exigiria a criação de uma nova API projetada para permitir que os administradores de TI comprassem software da App Store remotamente e depois o implantassem em dispositivos atribuídos usando seu console MDM. O foco da Apple na privacidade significa logicamente que o processo precisa ser gerenciado de forma discreta, com o sistema MDM a conexão entre o pagador (o cliente empresarial) e o usuário final (o funcionário).

Vale a pena fazer isso?

Acho que vale a pena fazer. Sabemos com certeza que a Apple é uma força crescente no mundo dos negócios. Isso significa que há mais clientes em potencial. E isso significa que, se você tiver um aplicativo, mesmo um aplicativo menor, que você sabe que os usuários corporativos estão instalando, faz sentido fazer o que for necessário para garantir que seu software seja vendido de uma maneira que corresponda aos processos de compra corporativos.

A vantagem é clara: os desenvolvedores poderiam alcançar novos públicos e vender seus aplicativos em escala. A Apple deve estar igualmente motivada para tornar mais fácil para os pequenos desenvolvedores vender aplicativos em quantidade para grandes empresas. É claro que está pensando nas necessidades desse mercado – ele introduziu recentemente um novo recurso que suporta a instalação de aplicativos que não são da App Store em Macs gerenciados, afinal.

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