Autoridades da União Europeia discutirão leis de IA com CEO da OpenAI em junho

Reunião terá discução sobre como a OpenAI irá implementar regulamentos de IA da União Europeia que entram em vigor em 2026

Author Photo
10:00 am - 02 de junho de 2023
ChatGPT, dark web, openai, WormGPT Imagem: Shutterstock

Dias após discutir a implementação das leis de IA na Europa, o Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno, deve se encontrar com o CEO da OpenAI, Sam Altman, em junho para discutir mais os regulamentos de IA, de acordo com um artigo da Reuters.

A reunião, que provavelmente acontecerá em São Francisco, CA (EUA), fará com que Breton busque um roteiro para a implementação dos regulamentos de IA da UE que devem entrar em vigor em 2026, segundo a reportagem, que cita autoridades da União Europeia não identificadas.

A discussão, de acordo com as fontes da Reuters, se concentrará em conjuntos de dados e seu uso na construção ou gerenciamento de IA e grandes modelos de linguagem.

Leia também: Prepare-se para IA generativa com experimentação e diretrizes claras

Também é provável que Breton peça a Altman que se junte a um grupo de empresas que já assinaram um pacto para aderir aos regulamentos de IA da União Europeia, disseram as fontes.

A notícia sobre a reunião de Breton e Altman chega poucos dias depois que os dois executivos se envolveram em um debate público sobre os regulamentos de IA existentes na União Europeia.

Na semana passada, Altman disse que a OpenAI não tinha planos de deixar a União Europeia depois de ameaçar interromper as operações de sua empresa na União Europeia se a comissão aprovasse suas regulações de IA na forma existente.

A ameaça de Altman foi seguida por Breton dizendo que os regulamentos de IA da União Europeia não podem ser negociados.

Veja mais: Inteligência artificial: me ajude a te ajudar

A OpenAI e a Microsoft têm falado sobre a busca de políticas governamentais em torno da regulamentação da IA.

No início deste mês, Altman, ao falar perante o subcomitê do Judiciário do Senado sobre privacidade e tecnologia, buscou regulamentos sobre IA que incluíssem informar os consumidores sobre o conteúdo gerado por IA e procurar maneiras de impedir que maus atores jogassem com modelos de linguagem grandes.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, também expressou preocupações semelhantes sobre os regulamentos de IA. Na semana passada, Smith não apenas buscou propor uma agência americana separada para governança de IA, como também apresentou um plano de cinco etapas para a governança pública de IA.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.