Nvidia anuncia sistema para computação quântica clássica acelerada

Nvidia DGX Quantum é o primeiro sistema a reunir GPUs e computação quântica, usando plataforma de software CUDA Quantum de código aberto

Author Photo
6:25 pm - 24 de março de 2023
nvidia resultados computação quântica Imagem: Shutterstock

A Nvidia anunciou nesta semana um novo sistema desenvolvido em parceria com a Quantum Machines que fornece uma nova arquitetura para pesquisadores que trabalham em computação quântica clássica de alto desempenho e baixa latência.

O DGX Quantum reúne a plataforma de computação acelerada da Nvidia – habilitada pelo superchip Grace Hopper e pelo modelo de programação de código aberto CUDA Quantum – com a plataforma de controle quântico OPX, da Quantum Machines.

A combinação permite que os pesquisadores criem aplicações poderosas que combinam computação quântica com computação clássica de última geração, permitindo calibração, controle, correção de erros quânticos e algoritmos híbridos.

Leia mais: Nvidia anuncia serviço em nuvem para modelos de IA generativa

“A supercomputação com aceleração quântica tem o potencial de remodelar a ciência e a indústria com recursos que podem servir grandiosamente à humanidade”, afirma Tim Costa, diretor de HPC e tecnologia quântica da Nvidia. “O Nvidia DGX Quantum permitirá que os pesquisadores ultrapassem os limites da computação quântica clássica.”

Em sua essência, o DGX Quantum apresenta um sistema Nvidia Grace Hopper conectado por PCIe a Quantum Machines OPX+, permitindo latência abaixo de microssegundos entre GPUs e unidades de processamento quântico (QPUs).

“Estamos caminhando para uma nova era de computação quântica que é mais acessível a mais pesquisadores do que nunca”, pontua Itamar Sivan, cofundador e CEO da Quantum Machines. “Nossa colaboração com a Nvidia no sistema DGX Quantum permitirá que uma nova geração de inovadores resolva alguns dos maiores desafios do mundo.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.