IA acabará com esses empregos – mas criará outros também

Embora especialistas concordem que a IA automatizará muitas tarefas manuais, ela também liberará funcionários para atividades mais importantes

Author Photo
9:00 am - 13 de julho de 2023
IA no trabalho, robô, trabalho, inteligência artificial, ia, carreiras, regulamentação Imagem: Shutterstock

As ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, estão ganhando força rapidamente, permitindo que a tecnologia seja usada em toda a empresa para automatizar uma variedade de tarefas manuais executadas pelos trabalhadores hoje, levando ao que se espera ser uma grande mudança no mercado de trabalho global.

Nos EUA e na Europa, até 300 milhões de empregos podem ser ameaçados por alguma forma de IA, de acordo com uma nota de pesquisa de março do banco de investimentos Goldman Sachs. Dois terços dos empregos nos EUA podem ser parcialmente automatizados por meio de IA, e até uma em cada quatro tarefas de trabalho atuais podem ser totalmente automatizadas por IA nos EUA e na Europa, de acordo com o Goldman Sachs. O Brasil segue um cenário parecido.

Em particular, funções que exigem entrada repetitiva de dados, administração jurídica, carreiras que envolvem habilidades matemáticas – até mesmo empregos na área da saúde – serão impactadas pela adoção da IA.

Até 29% das tarefas de trabalho relacionadas a computadores podem ser automatizadas por IA, bem como 28% do trabalho de profissionais de saúde e tarefas técnicas neste campo, projetou o Goldman Sachs.

Leia mais: Chatbots e a conformidade com a privacidade e proteção dos dados pessoais

Os campos de carreira com maior exposição à automação de IA são cargos administrativos (46%) e tarefas em profissões jurídicas (44%). Não surpreendentemente, os empregos com menor probabilidade de serem afetados tendem a estar em áreas fisicamente intensivas, como construção (6%) e manutenção (4%).

Embora a automação por meio da IA seja esperada para perturbar uma série de campos profissionais, incluindo a área de TI, nem todos os empregos nessas áreas serão afetados igualmente. Por exemplo, no setor jurídico, é mais provável que os assistentes jurídicos estejam em perigo do que os dos advogados – essa é uma das razões pelas quais o setor jurídico recebeu uma pontuação tão alta, de acordo com o Goldman Sachs.

Os executivos da ManpowerGroup estão observando muitas das mesmas tendências. “A maioria do que estamos vendo agora são efeitos em empregos baseados em informações”, disse Rebecca Croucher, Chefe de Marketing da América do Norte da empresa global de recrutamento. “Portanto, matemática, direito, medicina – mais um diagnóstico do dia a dia [de pacientes]”.

Tarefas de processamento de dados, como entrada de dados, também estão “desaparecendo”, especialmente no setor bancário, de acordo com Croucher.

“Alguém não precisa mais ficar sentado digitando faturas ou contas a receber. Quaisquer dados que cheguem agora estão sendo automatizados”, disse ela.

Com a IA assumindo tantas tarefas em diferentes campos, organizações serão pressionadas a aprimorar ou requalificar sua força de trabalho existente. Na verdade, metade dos empregadores de TI está capacitando seus funcionários para enfrentar os desafios de pessoal, de acordo com um relatório de 8 de junho do ManpowerGroup. O documento afirma que tecnologias emergentes, como IA e realidade virtual, podem até ajudar a contratar e treinar novos funcionários.

Veja também: A Microsoft defende a regulamentação governamental da IA. Devemos confiar?

Rebecca aponta que a necessidade de treinar novamente os funcionários à medida que a IA assume as tarefas atingirá as empresas “com força e rapidez”. “Tem currículo disponível, mas ainda pouca prática. Nos EUA, você está começando a ouvir mais sobre programas de aprendizagem em áreas como segurança cibernética”, disse Croucher. “A necessidade vai acontecer. E quando chegar, será uma grande onda.”

Os empregos dos trabalhadores do conhecimento também estão ameaçados pela IA.

Jack Berkowitz, diretor de Dados do software de RH e provedor de serviços ADP, disse que as empresas agora estão demorando mais para contratar trabalhadores do conhecimento. Na maior parte, disse Berkowitz, os dados da ADP mostram grandes deslocamentos para os trabalhadores em três áreas: marketing digital, publicidade digital e vendas digitais.

“Isso porque, a geração anterior de tecnologia em e-commerce e marketing exigia que as pessoas clicassem em botões para gerenciar a otimização do mecanismo de pesquisa”, disse ele. “Agora, as ferramentas estão automatizando isso. Então, é o trabalho moderno que está sendo interrompido”.

Automatizando-se até ficar sem emprego

Berkowitz observou que em sua função atual, onde ajuda a desenvolver ferramentas de IA e machine learning para eliminar tarefas manuais de análise de dados, ele pode estar se automatizando para fora do trabalho. Mas ele chama a tecnologia de “incrível” e está otimista sobre seu futuro depois de 30 anos atuando no desenvolvimento de produtos para a ADP.

Por mais de dois anos, a empresa tem utilizado vários modelos de linguagem avançados (LLMs), incluindo o GPT-4 e o Google Bard, para aprimorar a eficiência do gráfico de habilidades dos ADPs (Profissionais de Desenvolvimento de Carreira). Essa aplicação, entre outras coisas, mapeia habilidades em alta demanda com o que as pessoas deveriam receber por elas e com as capacidades da força de trabalho.

“Todos os números de trabalho [da ADP] que você vê sobre quem está fazendo o quê e em quais profissões, na verdade, são executados por machine learning e IA que desenvolvemos há dois ou três anos. Então, todos os números de trabalho – tudo o que publicamos – tem machine learning por trás disso hoje”, disse Berkowitz.

Segundo ele, esses grandes modelos de linguagem são realmente bons para resumir dados. “Então, preciso que alguém gaste cem horas construindo um painel para mim ou as novas ferramentas permitirão que eu faça isso quase dinamicamente?”, questionou. “Existem assistentes de pesquisa, associados. Há quem configure regras de negócio em torno das empresas. Agora vamos configurar e colocar essas políticas em ação, configurando o software ou treinando as pessoas nos processos. Esses sistemas são realmente bons para ler um documento de política e agir como resultado disso”, observou Berkowitz.

Leia também: 5 tendências em alta de colaboração no local de trabalho – e 2 que estão em baixa

A boa notícia: o deslocamento de trabalhadores devido à automação, geralmente foi compensado pela criação de novos empregos no passado. Essa tendência responde pela grande maioria do crescimento do emprego a longo prazo.

Mesmo que a ADP automatizasse as tarefas digitais antes realizadas pelos funcionários, isso não reduziu o número de funcionários. Na verdade, disse Berkowitz, a empresa acabou pagando mais por esses analistas de dados porque eles poderiam desenvolver novas habilidades e subir na carreira.

“Então, mudamos literalmente os empregos de dez ou 12 pessoas internamente. Acho que, eventualmente, meu trabalho pode acabar. Acho que se fizermos um trabalho bom o suficiente, acabará. Mas tudo bem. O que há de errado se eu ficar sem trabalho? Isso significa que fiz algo significativo e contribuí”, alertou Berkowitz. “Eu fiz o meu trabalho. Tenho certeza de que encontrariam outra coisa para eu fazer”.

Para ele, IA não é perfeita. Pelo menos no futuro previsível, continuará a ser mais um copiloto do que um piloto responsável; ainda serão necessárias pessoas para garantir que o trabalho produzido pelas ferramentas de IA generativa seja preciso.

Boom de produtividade vindouro?

A combinação de economias significativas nos custos trabalhistas, criação de empregos e maior produtividade para trabalhadores não deslocados aumenta a possibilidade de um boom de produtividade, que poderia impulsionar substancialmente o crescimento econômico, “embora seja difícil prever o momento de tal boom”, disse o Goldman Sach.

Um estudo divulgado esta semana pela Upwork, provedor de plataforma de recrutamento freelancer, destaca essa possibilidade. O levantamento indica que as empresas planejam contratar mais pessoas, mesmo com o surgimento da IA generativa.

Ao contrário da suposição de que a IA substituirá milhões de empregos, a pesquisa da Upwork com 1,4 mil líderes empresariais dos EUA em vários setores descobriu que 64% dos executivos C-Level planejam contratar mais profissionais de todos os tipos devido à IA generativa. E 49% de todos os entrevistados, incluindo gerentes seniores até os C-Levels, planejam contratar mais freelancers e funcionários em tempo integral.

As primeiras empresas remotas são mais propensas a adotar a IA generativa, com 68% das empresas remotas em tempo integral dizendo que estão fazendo isso ativamente, em comparação com 53% das empresas que trabalham em tempo integral no escritório.

Veja mais: Como a IA generativa está moldando o futuro do desenvolvimento de software

Quase seis em cada 10 (59%) líderes empresariais também disseram que estão adotando pessoalmente ferramentas generativas de IA.

A pesquisa, no entanto, encontrou uma desconexão entre os líderes e suas equipes. Setenta e três por cento dos executivos de alto escalão acham que sua empresa está usando ativamente ferramentas de IA, como ChatGPT e Midjourney, mas apenas 53% dos vice-presidentes, diretores e gerentes seniores dizem que é esse o caso. Kelly Monahan, diretora-gerente do Upwork Research Institute, disse que algumas equipes relutam em lançar a IA devido à falta de compreensão e treinamento em torno da tecnologia.

“As empresas que desejam preencher essa lacuna devem implementar uma estratégia de gerenciamento de mudanças que inclua a comunicação dos resultados esperados para sua força de trabalho em relação à adoção de IA generativa e políticas claras”, disse Monahan em comunicado. “É importante que os líderes abordem o medo e a incerteza e, talvez o mais importante, incentivem suas equipes a adotar uma orientação de aprendizado.”

A chegada da ‘era da IA’

Assim como a revolução industrial inaugurou a era industrial e a revolução do computador lançou a era da informação, a revolução da IA anuncia a chegada da era da IA, de acordo com Anant Agarwal, fundador do provedor de educação on-line edX. Não surpreendentemente, Agarwal vê a era da IA como uma oportunidade de aprimorar os trabalhadores para empregos que serão criados por meio da automação.

“Com um bilhão de empregos em todo o mundo projetados para sofrer uma evolução dramática na próxima década devido à IA, a demanda por habilidades em rápido crescimento, como IA/machine learning, computação em nuvem, segurança cibernética, gerenciamento de produtos, gerenciamento de projetos e mídia social digital está subindo”, disse Agarwal. Esses conjuntos de habilidades, que abriram mais de 5 milhões de oportunidades de trabalho apenas em 2022, “representam uma mudança sísmica no mercado de trabalho.

“IA se tornará uma habilidade de aprimoramento que todos precisarão, independentemente de sua profissão. Por exemplo, de especialista em call center para especialista em call center aprimorado por ChatGPT”, disse Agarwal.

Leia: Brasil ocupa 4º em ranking de downloads e tempo de uso de aplicativos

A própria IA precisará ser adaptada para tarefas específicas, gerenciadas e monitoradas. Por exemplo, engenheiros de prompt serão necessários para criar e otimizar prompts de texto para LLMs para alcançar os resultados desejados. “[Ela] ajuda os LLMs para uma iteração rápida na prototipagem e exploração de produtos, pois adapta o LLM para se alinhar melhor com a definição da tarefa de maneira rápida e fácil”, frisou Marshall Choy, vice-presidente Sênior de Produtos da SambaNova Systems, startup do Vale do Silício que fabrica semicondutores para IA.

Os sistemas de IA também terão de ser monitorados para garantir que sua saída seja precisa e útil; esse será o trabalho de um auditor de IA.

No geral, a competência em IA será valorizada pelos empregadores, com habilidades em IA, desde a codificação até o trabalho ao lado da IA, entendendo suas implicações e integrando-a às estruturas existentes, necessárias nos próximos meses.

“O futuro pertence àqueles que estão prontos para abraçar a onda da IA”, disse Agarwal. “Lembre-se, a IA pode não acabar com o seu trabalho, mas pode ser algo que pode ajudá-lo a fazê-lo com mais eficiência.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.