Contingência de TI fica mais acessível com nova oferta como serviço em nuvem

CSU.ITS lança o Contingency as a Service, oferta de resiliência para negócios que cobra franquia só quando acionada em situação de desastre real

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3:29 pm - 08 de fevereiro de 2019

Até bem pouco tempo atrás, a contingência dos serviços de TI estava restrita a grandes corporações com grandes orçamentos para a área de tecnologia, que realizaram a análise de impacto no negócio (BIA, na sigla em inglês) para casos de interrupções das operações e dos sistemas críticos. Mas, agora, com os avanços oferecidos pela computação em nuvem, os serviços de recuperação de desastres e continuidade de negócios estão cada vez mais ao alcance de todas as empresas.

Além de mais acessível e de fácil implantação, a contingência em nuvem permite que cada empresa contrate o serviço de acordo com suas necessidades de infraestrutura, níveis de serviço e atividades críticas. O principal benefício é que o modelo de contratação é por demanda, em que o cliente paga efetivamente quando, de fato, a estiver usando em caráter de contingência.

Um exemplo desse tipo de oferta é o Contingency as a Service, solução de contingência como serviço da CSU.ITS, braço da unidade de negócios voltado à terceirização de serviços de infraestrutura de TI e Cloud Computing, que integra em uma só solução três produtos que se complementam: Private Cloud and Data Center Disaster Recovery, Business Continuity Site e Virtual Offsite Backup.

Contingência mais acessível

“Até agora, os serviços de contingência no Brasil estiveram restritos a empresas de grande porte, ainda assim, não de forma ampla”, afirma Fernando Freitas, superintendente financeiro de Novos Negócios da CSU.ITS. A proposta da oferta Contingency as a Service, segundo ele, é oferecer modelos comerciais de serviços de contingência mais interessantes e flexíveis. “É como se fosse o seguro de um carro: o cliente só paga a franquia quando usa o serviço em uma situação de desastre real. Enquanto nada acontece, é uma assinatura que cobre apenas os custos de manutenção do ambiente, para provisionamento de capacidade, basicamente armazenamento.”

Com esse modelo e contratação, a CSU.ITS entende que consegue tornar mais acessíveis às empresas de menor porte serviços de recuperação de desastres e continuidade de negócios em nuvem, com um nível de resiliência bastante alto e de forma rápida. Para isso, ela juntou os serviços de recuperação de desastres e continuidade de negócios e agregou também a capacidade de replicar posições de backup de longa retenção para uma infraestrutura totalmente virtual, utilizando sua Nuvem Privada on demand, a CSU Cloud. Com isso, segundo Freitas, a empresa usuária da solução de Contingency as a Service economiza com mídia e a contratação de um fornecedor de armazenamento.

Um dos diferenciais do serviço é o Business Continuity Site, ou site de continuidade de negócios, que oferece uma infraestrutura mínima para que, em caso de um desastre, as pessoas chaves da organização possa executar os principais processos de negócio, enquanto a equipe de continuidade de negócio restaura a operação normal. “É indicado para empresas que têm seu datacenter e a operação num mesmo prédio. Caso este fique inacessível por algum motivo, os funcionários podem se dirigir ao datacenter da CSU em Barueri, onde a empresa já terá definida uma quantidade específica de posições de trabalho para que a operação não deixe de funcionar”, explica Freitas.

A CSU.ITS possui três data centers, sendo um localizado em Belo Horizonte e dois em Barueri, na Grande São Paulo, um dos quais certificado como Tier 3, pelo UpTime Institute, que garante alta disponibilidade — SLA de 99,982% —, elevado nível de segurança dos dados e a confiabilidade, lembrando que nestes datacenter processam mais de 6 bilhões de transações de meios eletrônicos de pagamentos.

A empresa é coligada ao grupo CSU, companhia que processa mais de 22 milhões de cartões de crédito, private labels e cartões híbridos dos principais bancos, financeiras, companhias seguradoras e varejistas do Brasil. Por isso, seu padrão de contingência segue todas as normas de segurança, requisitos de continuidade de negócio e capacidade de gerenciamento da própria infraestrutura e operações da CSU, o que já credencia a oferta Contingency as a Service com qualificação distinta.

“Estamos associando nosso conhecimento e know-how para atender clientes de diversos segmentos, aproveitando a infraestrutura tecnológica e a expertise da CSU CardSystem em operações de missão crítica para oferecer uma solução robusta, flexível e diferenciada de contingência de serviços de TI”, ressalta o diretor executivo e comercial da CSU.ITS, Anderson Müzel, para quem a contingência hoje é claramente uma necessidade para as empresas, haja vista a enorme incidência de ataques cibernéticos e de desastres dos mais variados tipos nos últimos anos. “Dependendo do setor de atuação da empresa, a interrupção dos sistemas críticos e das operações pode gerar prejuízo de milhões, além do impacto a imagem da companhia afetada.”

Por dentro do CSU Contingency as a Service

  1. Cloud and Data Center Disaster Recovery — O produto é focado na resiliência da infraestrutura de data center e cloud da CSU.ITS. Concebido como um data center Tier 3 e uma oferta de nuvem privada com características de nuvem pública, o serviço garante a continuidade dos serviços de TI. É uma oferta que visa prover de forma extremamente elástica e otimizada os ambientes críticos de negócios, de maneira que estejam replicados e disponíveis para uso em pouco espaço de tempo após a ocorrência de um evento de indisponibilidade.
  2. Business Continuity Site — O produto é focado na resiliência da operação de negócios dos clientes. Funciona como um ambiente redundante de escritório no data center da CSU.ITS para que os funcionários do cliente possam acessar os recursos computacionais de forma rápida e segura e operar o negócio, caso ocorra algum desastre inesperado. O serviço pode ser contratado sob demanda, ou seja, o cliente tem uma franquia que só é paga quando usa o serviço em uma situação de desastre real.
  3. Virtual Offsite Backup — O produto é focado na replicação do backup de longa retenção para uma infraestrutura específica na CSU.ITS. Dessa forma, o cliente elimina a necessidade de execução das rotinas em mídias magnéticas e armazenamento em algum fornecedor especializado, substituindo por um modelo backup virtual, fornecido por meio da nuvem da CSU.ITS.

SERVIÇO – para saber mais sobre o CSU Contingency as a Service acesse o site da empresa.