Instagram reforça controle de spam e bots com novas ferramentas
Novas ferramentas do Instagram simplificam a remoção em massa de spam, seguidores falsos e conteúdo indesejado
A Meta, empresa controladora do Instagram, revelou um conjunto de inovações destinadas a conter a proliferação de spam e bots na plataforma. As atualizações visam proporcionar aos usuários maior controle sobre conteúdo indesejado, enquanto a empresa enfrenta desafios para equilibrar moderação e liberdade de expressão.
De acordo com a empresa, as novas ferramentas “permitem a remoção em massa de spam, seguidores falsos e spam em tags”, o que promete reduzir o tempo gasto na moderação da conta dos usuários. “Nós estamos melhorando nossa identificação automatizada de spam nas áreas onde você mais sofre com isso: comentários e tags que são spam, visualizações de stories e seguidores falsos; E estamos usando reconhecimento aprimorado para ajudar você a moderar seguidores falsos e tags com spam em massa”, disse a empresa em comunicado.
Dessa forma, contas consideradas suspeitas de spam ou bots serão filtradas em uma caixa separada para revisão do usuário, permitindo a exclusão em massa ou aprovação individual, sem notificar as contas removidas. Além disso, os usuários terão controle sobre marcações de spam, podendo revisar e excluir as solicitações de marcação indesejadas, sem impactar a conta, com exclusão automática de solicitações não atendidas após 30 dias.
Leia também: Meta lança projeto para promover IA generativa segura
A plataforma também enviará notificações aos usuários se detectar postagens que violem suas políticas de conteúdo. Essa atualização visa reforçar as políticas do Instagram e evitar que postagens inadequadas alcancem uma audiência mais ampla, especialmente no Explorer.
Além das novas ferramentas, o Instagram divulgou que está em fase de testes para ocultar visualizações de stories considerados suspeitos, visando minimizar a interação indesejada de usuários não autênticos com o conteúdo. Além disso, a plataforma está aprimorando seu sistema de detecção e ocultação de comentários spam ou ofensivos, elevando a eficiência da ferramenta Palavras Ocultas, existente desde 2021.
As medidas, no entanto, levantam questões sobre o equilíbrio delicado entre moderação e preservação da livre troca de ideias no ambiente digital. Este movimento ocorre após críticas anteriores à empresa por alegações de censura, destacando a complexidade de manter uma plataforma segura e inclusiva.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!