Zendesk aumenta incorporação de GenAI no portfólio de experiência do cliente

Agentes de IA, copiloto e ferramentas de gestão de atendimento com IA prometem melhorar experiência de trabalhadores e clientes

Author Photo
12:07 pm - 23 de abril de 2024
Zendesk

A Zendesk anunciou na semana passada, durante evento nos EUA, uma série de lançamentos que se valem da inteligência artificial generativa (GenAI) para reforçar o portfólio de produtos voltados à experiência do cliente. Todas as ferramentas são agora alimentadas pela Zendesk AI, como chama a companhia, incluindo agentes de IA autônomos, automação de fluxo de trabalho, copiloto de agente, Workforce Management (WFM) e Quality Assurance (QA).

Segundo a empresa, o objetivo é atender a demanda crescente por suporte por parte das companhias – que deve crescer cinco vezes nos próximos anos, segundo a própria Zendesk, o que exigiria um sistema que “aprenda e melhore continuamente enquanto o volume de interações aumenta”.

Leia também: Minsait quer projetos de cibersegurança, ‘phigital’ e alto valor no Brasil

“Há anos, sabemos que minimizar o esforço do cliente é um dos principais impulsionadores da satisfação dele e acreditamos que a IA tem um potencial enorme para tornar a experiência do cliente mais simples e agradável”, diz em comunicado Tom Eggemeier, CEO da Zendesk. “É por isso que integramos a IA aos nossos produtos de uma maneira que permite às empresas fornecer um serviço proativo e personalizado.”

Segundo a empresa, a sua ferramenta de IA é o produto “adotado mais rapidamente na história da companhia”, e é capaz de automatizar até “80% das solicitações de suporte e gera um aumento de três vezes nas resoluções automáticas imediatas”. Na prática, segundo a Zendesk, isso significa diminuição de 30% nos tempos de solução e 10% mais produtividade para os agentes de atendimento.

Agentes de IA e copiloto

A Zendesk está lançando agentes de IA que interagem de maneira autônoma com os clientes e prometem resoluções para consultas simples e complexas. A promessa é que eles se integrem a qualquer base de conhecimento.

Já o copiloto de agente é um guia proativo que supostamente aprende com experiências passadas para auxiliar as pessoas a otimizarem fluxos de trabalho, antecipar necessidades e melhorar interações futuras.

Outras ferramentas que ganharam apoio da IA são a de Gestão da Força de Trabalho (Workforce Management, WFM) e a Garantia de Qualidade (Quality Assurance, QA). A promessa é que eles melhorem o gerenciamento das operações de serviço ao cliente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.