ViBe aposta em modelo freemium na telemedicina

Healthtech recebe aporte de R$ 54 mi para crescer. Com foco em usuários do SUS, empresa quer chegar a 10 mil consultas ao dia em 2021

Author Photo
8:13 am - 25 de janeiro de 2021
Ricardo Joseph, COO e cofundador da ViBe

Com o número de startups do setor de saúde dobrando entre 2018 e 2020 – segundo a Distrito, o número de healthtechs cresceu 118% no Brasil, de 248 para 542 no período -, é possível observar alguns modelos de negócio inusitados surgindo. Um deles é o da ViBe Saúde, que acaba de anunciar um aporte de R$ 54 milhões de um grupo de investidores europeus para expandir serviços de telemedicina e ganhar escala em um modelo freemium.

Você não leu errado.

São dois modelos de negócios da healthtech: o primeiro, mais tradicional e voltado para empresas, inclui uma série de recursos de promoção e manutenção da saúde para funcionários; o segundo, para usuários finais, é baseado em consultas médicas por telemedicina sem custos e planos de assinatura para clientes que queiram mais serviços. Consultas com psicólogos, nutricionistas e outros profissionais de saúde também podem ser feitas pela plataforma e pagas a parte, assim como pronto-atendimentos para casos mais urgentes.

Leia mais: Healthtechs crescem na pandemia, mas ainda buscam por mercado saudável

Segundo Ricardo Joseph, cofundador e COO da empresa, o objetivo do aporte é expandir o modelo da empresa, que conta com corpo clínico próprio e baseia o atendimento em atenção primária – que tem na clínica geral e na atenção multidisciplinar seus expoentes e é capaz de resolver a maioria das demandas de saúde da população.

O maior público-alvo da empresa são os cerca de 160 milhões de brasileiros que não tem planos de saúde e dependem do sistema público.

Em 2020, o aplicativo ViBe – que tem versões para Android e iOS – superou 600 mil downloads em cinco meses após o lançamento da versão que incorpora a telemedicina. Apenas em dezembro foram 25 mil consultas digitais. O objetivo é alcançar 5 milhões de downloads até o fim de 2021, com 10 mil consultas por dia (1,5 milhão no ano).

Em termos de atuação B2B, a empresa assinou recentemente um acordo com o braço de consultoria e corretagem da Rede D’Or São Luiz, a D’Or Consultoria. A parceria prevê que a ViBe forneça serviços de atendimento continuado e promoção para pacientes do setor privado, vinculando atenção primária digital e promoção à saúde aos atendimentos presenciais de especialistas.

A parceria prevê que a startup atue em um White Label – sob o nome de “Cuidar”.

 

Evolução

A empresa começou oferecendo programas de promoção e saúde corporativa, agregando os recursos de telemedicina depois. “Vimos que o foco em engajamento corporativo era algo que não ia decolar. Olhando de forma holística, a saúde assistencial era o próximo passo”, conta Joseph.

Foi essa visão integrada de saúde, menos centrada na plataforma, que levou a ViBe a oferecer um modelo fortemente inspirado pela estratégia de saúde da família (ESF) do SUS. Os profissionais de saúde que atendem no aplicativo são contratados pela empresa, o que também é um diferencial apontado pelo executivo.

“É um grande desafio para o setor reter o usuário, não entrar na comoditização. Estamos provendo cuidado contínuo, e essa assinatura que vamos lançar é para um médico de família orientar de maneira sistêmica e holística. Esse é um pilar importante”, explica. “Queremos ter equipe própria para ter controle de qualidade [assistencial]. Atenção primária é para isso, acolher as pessoas.”

Atualmente o foco da companhia é aumentar o número de usuários – tarefa para a qual deve servir o aporte recente – principalmente para as chamadas classes C e B. Haverá, no futuro, limitações de uso antes que seja necessário fazer uma contratação – os planos devem ser lançados no fim de fevereiro deste ano.

“O usuário vai saber quantas consultas tem no total, e depois pode optar por fazer uma assinatura. Mas a ideia é que ele fale sempre com o médico de família primeiro. Ela [a assinatura] vai dar desconto no atendimento com psicólogos, que não é totalmente liberado”, comenta o executivo. “Também teremos descontos em remédios e a possibilidade de comprar na hora. São coisas que poderemos agregar aos poucos.”

A expectativa do COO é que inicialmente 5% dos usuários ativos se tornem de fato assinantes, com aumento gradual e futuro até o limite de 25%, conforme a marca e os serviços ganhem força. A expectativa é que três quartos da receita da ViBe venham do B2C, embora planos futuros para atender PMEs também gerem expectativa.

 

Vivendo bem

Ao contrário do que parece, o nome da empresa não tem nada de místico ou energético. O primeiro nome da empresa fundada por Ricardo Joseph e Ian Bonde (atual CEO) era Viva Bem, cujo maior foco era promoção à saúde e teleorientação. Da junção das primeiras sílabas veio o nome atual.

Os fundados não são médicos: ambos passaram por consultorias de gestão estratégica, e do contato com hospitais e operadoras surgiu a ideia da ViBe. O primeiro objetivo era coletar dados colhidos de wereables dos usuários para monitorar aspectos da saúde e propor linhas de cuidado – o que a empresa ainda faz.

“Ainda temos esses elementos que uma plataforma de telemedicina pura não tem, e uma visão mais holística de saúde. Nosso foco hoje é claro: oferecer telemedicina e psicologia, mas de uma forma integrada, tratando também de alimentação, saúde mental, atividade física etc”, explica Joseph.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.