Tribunal de Justiça de TO adota solução para proteger tráfego de dados

Firewalls da SonicWall prometem segurança de 47 redes do TJTO, que atendem 11 mil advogados de 39 comarcas, além de 3 mil usuários internos

Author Photo
2:00 pm - 01 de novembro de 2021
TJTO

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) modernizou sua infraestrutura para atender a demanda por alta disponibilidade da rede distribuída entre fóruns e comarcas. Com foco na segurança de dados, o órgão adotou firewalls da SonicWall para proteger o tráfego de dados gerado por 11 mil advogados cadastrados, que realizam em média 3 milhões de acessos aos processos por mês em 39 comarcas.

O ambiente do tribunal é distribuído por todo o Estado de Tocantins e é altamente crítico, pois atende 3 mil usuários internos. Para suportar esse ecossistema, a solução da SonicWall foi instalada na sede do TJTO, corregedoria-geral, anexos, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e nos fóruns das comarcas, totalizando a proteção das 47 unidades da rede.

“Os firewalls da SonicWall são uma solução robusta, preparada para lidar com ameaças atuais e futuras, suportar os volumes exponenciais de processamento e inspecionar todo o tráfego”, destacou Ernandes Rodrigues da Silva, diretor de Tecnologia da Informação do TJTO.

O grande desafio do tribunal era a agilidade na migração dos equipamentos antigos para os novos da SonicWall. A janela de manutenção não poderia atrapalhar a entrada de processos ou paralisar os processos da justiça. Pra tanto, o time de ICT Security do órgão teve de preparar essa parada com 15 dias de antecedência.

Leia mais: Com foco no metaverso, Facebook assume nova marca

A migração para o novo ambiente levou cerca de 30 minutos. “Esse sucesso foi possível com o planejamento cuidadoso das etapas anteriores, a dedicação da equipe interna e do time do nosso parceiro de cyber segurança, a CRP Tecnologia”, comentou Silva. A CRP Tecnologia é parceiro de negócios da SonicWall no Tocantins e atuou em todo o processo de atendimento da implantação, desde a fase da RFP até o treinamento dos técnicos na nova plataforma de segurança.

Para manter o alto volume de dados, da demanda por novos serviços e da proteção contra as novas e avançadas ameaças virtuais, o TJTO lançou em junho de 2020 uma “request for proposal” (RFP) para a escolha de uma nova solução de segurança de rede. “A solicitação foi atendida pela CRP Tecnologia, que apresentou a solução de Next Generation Firewall da SonicWall, a qual atendeu todas as especificações dos requisitos de segurança e com menor custo para a administração pública”

O tráfego de dados e imagens do ambiente é expressivo: somente neste ano, já foram realizadas mais de 38 mil videoconferências e mais de 600 audiências de custódia. O tribunal possui ainda com o “Balcão Virtual”, que atendeu até setembro mais 8.870 solicitações via chat.

Este ambiente é apoiado pela solução SonicWall NSa 6650 em alta disponibilidade, instalada no datacenter principal, juntamente com o serviço Advanced Gateway Security Suite Bundle para prevenção de ameaças avançadas e o Sandbox (SonicWall Capture ATP) em nuvem. “Antes de qualquer download, todos os arquivos passam por filtros para execução controlada fora do ambiente de produção, na nuvem. O download é bloqueado automaticamente caso o arquivo contenha ameaças”, pontuou Silva. Além disso, a tecnologia consegue detectar ataques zero day, ou seja, eventos baseados em ameaças ainda desconhecidas, fortalecendo a defesa digital

O datacenter secundário, para contingência e recuperação de desastres, que fica a dez quilômetros da sede do TJTO, conta com o SonicWALL NSa 3650. As comarcas, por sua vez, receberam o SonicWall TZ 400 interligados por VPNs, infraestrutura que foi fundamental para apoiar o teletrabalho durante a pandemia. As principais aplicações são o sistema judicial “E-Proc”, o sistema de processo administrativo “SEI”, gestão integrada sistema extrajudicial “GISE” e o sistema de gestão de pessoas “EGESP”.

O tribunal também adotou o sistema de gerenciamento centralizado SonicWall GMS para ambiente distribuído. “Essa plataforma concentra, em um único console, o inventário e a gestão dos equipamentos que estão espalhados em todo o Estado, facilitando o trabalho do time de TI”, destaca Alan Zago, gerente comercial da CRP Tecnologia. “Com esse projeto, o TJTO reafirma sua cultura de inovação digital, levando para todo o Estado o que há de mais avançado em cyber segurança”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.