Com foco no metaverso, Facebook assume nova marca

Segundo Mark Zuckerberg, o nome "Facebook" não era mais capaz de representar todos os negócios e esforços atuais e da empresa

Author Photo
3:39 pm - 28 de outubro de 2021
Mark Zuckerberg Reprodução/Facebook

Rumores de que o Facebook assumiria uma nova marca para representar seus esforços no desenvolvimento de um metaverso foram confirmados nesta quinta-feira (28). Durante o Facebook Connect 2021, Mark Zuckerberg, CEO da empresa, introduziu a nova identidade da companhia: Meta.

Segundo o executivo, a mudança ocorre em um momento em que a marca original, Facebook, já não é mais capaz de abranger tudo o que a companhia faz hoje. Em sua fala, Zuckerberg destacou como os serviços da organização vão muito além do Facebook – e incluem nomes como WhatsApp, Instagram, Quest e mais.

“No momento, nossa marca está tão intimamente ligada a um produto, e não é sequer mais capaz de representar tudo que estamos fazendo hoje – quando mais o que faremos futuro”, afirmou. “Com o tempo, espero que possamos ser vistos como uma empresa do metaverso.”

Segundo Zuckerberg, o novo nome também reflete o que será uma reoganização dos negócios da companhia, ainda que a estrutura corporativa continue a mesma. A partir de agora, a Meta passa dividir seus esforços em duas áreas: a primeira envolve todos os serviços e aplicativos atuais; enquanto a segunda se dedica aos esforços “futuros”, incluindo metaverso.

“Começando com nossos resultados do quarto trimestre de 2021, planejamos reportar dois segmentos operacionais: Família de Aplicativos e Laboratórios de Realidade”, explicou o CEO da empresa em um post no blog da companhia. “Também pretendemos começar a negociar ações sob o novo código que reservamos, MVRS, em 1º de dezembro. O anúncio de hoje não afeta a forma como usamos ou compartilhamos os dados.”

Assim como o Google, que em 2015 renomeou sua organização para “Alphabet“, o nome Meta será utilizado pela corporação Facebook como um todo, mas não os serviços individualmente. Na prática, cada aplicativo continuará com seu próprio nome – incluindo o Facebook. Todos, no entanto, estarão sobre o guarda-chuva da Meta. “A palavra ‘meta’ vem da palavra grega para ‘além’. Para mim, isso simboliza que sempre há mais para se contruir. Sempre há um próximo capítulo para a história”, disse Zuckerberg.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.