Telemedicina, cursos e prontuário digital: médicos no Brasil buscam transformação digital
Segundo pesquisa da Afya, mais de 65% dos médicos no País usam plataformas digitais para diferentes atividades
Os médicos brasileiros estão cada vez mais em busca de soluções digitais que facilitem o dia a dia nas consultas e o trabalho nos hospitais. Segundo pesquisa realizada pela Afya, holding de educação com foco em saúde e heatlhtechs, o nível de digitalização entre os médicos entrevistados é alto.
Cerca de 77% deles utilizam softwares/plataformas de prontuário eletrônico e gestão do consultório; enquanto 67,9% adotam ferramentas de suporte à decisão clínica; e 67,5% utilizam plataformas de prescrição digital.
A telemedicina segue também em alta, com 54% dos médicos afirmando que realizam teleconsultas. O estudo foi feito com especialistas de consultórios e clínicas de todo o País para avaliar o atual comportamento digital do médico.
O estudo também apontou que 65% dos profissionais buscam se atualizar com cursos online. A maioria (73,3%) segue se atualizando por meio de congressos e eventos médicos.
“É interessante observar que o médico se encontra cada vez mais digitalizado e a utilização de recursos tecnológicos já é uma realidade dentro de consultórios e clínicas pelo Brasil, além de fazer parte da rotina de aperfeiçoamento e educação continuada deste grupo”, afirma Eduardo Moura, médico, co-fundador da PEBMED e diretor de pesquisa do Research Center.