Telecom Italia lança chip de segurança cibernética para infraestrutura crítica
O microchip da Telecom Italia assegura proteção de sistemas que processam informações sensíveis e confidenciais
A Telecom Italia (TIM) lançou um microchip voltado para aprimorar a segurança cibernética, abrangendo desde dispositivos móveis até infraestruturas críticas. O lançamento visa garantir comunicações totalmente criptografadas, reforçar a autonomia tecnológica e proteger infraestruturas vitais contra ameaças digitais, alinhando-se às estratégias europeias de segurança.
Projetado para diferentes áreas – civil, militar e industrial – ele oferece proteção em setores cruciais como ferrovias, redes elétricas e água, incluindo seu uso na Internet das Coisas (IoT) para fortalecer a segurança em smart cities. Essa inovação também resguarda o ciclo produtivo industrial, incorporando criptografia avançada para proteger a troca de informações entre máquinas.
Leia também: TIM investirá R$ 1 milhão em projetos de ONGs em parceria com Gerando Falcões
“A solução, que pode ser integrada em diversos cenários, atende aos mais altos padrões de segurança desde o projeto e garante a máxima confiabilidade na comunicação criptografada. O novo microchip é uma raiz de confiança totalmente italiana que pode proteger qualquer sistema de TI ou de comunicação que processe informações sensíveis ou confidenciais”, disse a empresa
Segundo a empresa, o microchip está em consonância com as exigências europeias de segurança para pequenas e médias empresas, adaptando-se às regulamentações rígidas como o Cyber Resilience Act e as diretivas NIS2 e CER, da União Europeia.
Ele oferece tokens de criptografia para acesso seguro a dados e serviços em nuvem, como aplicações empresariais ou públicas, desde dispositivos móveis e PCs. Integra-se a servidores, permitindo o uso em serviços de Identidade Digital e sistemas financeiros.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!