Tecnosinos fomenta empreendedorismo entre empresas, startups e universitários

Author Photo
1:00 pm - 05 de outubro de 2017

Referência no ecossistema de parques tecnológicos, o Tecnosinos, da universidade Unisinos em São Leopoldo (RS), tem como objetivo criar o ambiente necessário para a implantação de empresas de base tecnológica, possibilitando seu fortalecimento colaborativo com startups, tornando pesquisas, tecnologias e novas ideias em negócios.

Criado em 2009, o Tecnosinos deixou de ser polo de informática da cidade gaúcha, desde 1999, para se tornar parque tecnológico, com sua governança compartilhada entre a Prefeitura de São Leopoldo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST) e a Unisinos.

Com mais de 34 mil m² de área construída no campus da Unisinos o parque concentra hoje 90 empresas de sete países, das áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde, Energias Renováveis e Tecnologias socioambientais. Na área de TI, além da SAP, empresas como HCL, Softek e Bosch estão instaladas no local.

De acordo com Carlos Eduardo Aranha, gerente da Unitec, incubadora responsável pela gestão executiva do Tecnosinos, o parque emprega mais de 5 mil pessoas. “Para cada emprego no Tecsinos geramos três indiretos em São Leopoldo, ajudando a cidade a girar a economia”, revela o executivo, com base em dados da prefeitura do município.

15069580442248056473032bc2feb1ee935a0dd3ca

Ainda segundo Aranha, é por meio da Unitec que o parque fomenta o empreendedorismo não só dentro da universidade, como no Vale do Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre. “Por meio da incubação ajudamos a desenvolver uma série de startups, já a partir de alguns programas na Unisinos, ensinamos empreendedorismo aos alunos, disciplina presente em 90% dos cursos de graduação da universidade.”

Reconhecimento internacional

Neste ano, o projeto Greentech Park, do Tecnosinos, foi o único candidato de toda a América Latina selecionado para a premiação Inspiring Solutions Programme, oferecida pela Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), que identifica ideias inspiradoras que podem contribuir para a melhoria de parques científicos e áreas de inovação do mundo todo. O resultado da premiação será anunciado durante cerimônia na 34ª Conferência Mundial da IASP em Istambul, na Turquia, no fim deste mês.

O Greentech Park, programa que concorre ao prêmio, visa estabelecer um conjunto de metas ambientais a serem cumpridas pelas empresas localizadas no Tecnosinos. O programa busca identificar, caracterizar, e avaliar os impactos ambientais, aproximando as empresas em um contexto ambiental.

O Tecnosinos já foi eleito o melhor parque tecnológico do Brasil por duas vezes, em 2010 e 2014, pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae.

Também em 2014, a Unitec, Unidade de Inovação e Tecnologia e Incubadora da Unisinos, foi eleita a melhor incubadora de base tecnológica global pelo Technopolicy Network, rede global de incubadoras e parques tecnológicos com sede na Holanda.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.