Porque todo talento de TI deve ser insubstituível

Esqueça a sabedoria convencional sobre demitir funcionários insubstituíveis

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11:14 am - 10 de outubro de 2023
talento de TI Imagem: Shutterstock

“Os cemitérios estão cheios de homens indispensáveis”, observou ironicamente o General De Gaulle uma vez. Talvez sim, mas o mesmo não pode ser dito tão facilmente sobre organizações cujo sucesso dependia de gestores e equipe insubstituíveis.

Pegue, por exemplo, a Apple. Sob o comando de Steve Jobs, ela criou o iPod, iPhone, App Store e iPad – produtos e serviços que variaram de rupturas radicais a conceitos inteiramente novos.

Sob a liderança de Tim Cook? O que sua Apple introduziu no mercado são itens copiados: um serviço de streaming, novos modelos de smartphones, tablets híbridos/laptops – produtos de qualidade, com certeza, mas não particularmente inovadores.

E no que diz respeito ao desempenho financeiro, o Retorno sobre o Capital Investido da Apple diminuiu drasticamente sob Cook, de um astronômico 443% sob Steve Jobs para um “mero” 183%.

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Portanto, do ponto de vista do conselho de administração da Apple, Jobs era insubstituível. Do ponto de vista do mercado digital, por outro lado, ele era, bem, insubstituível.

Os grandes e insubstituíveis

Claro, como a maioria das anedotas relacionadas a Jobs, essas são estatísticas com uma amostra de apenas um. Em vez disso, vamos olhar para a organização que você lidera. Dependendo do especialista em negócios que estou ouvindo e do dia da semana, ouço três verdades:

  • Bons funcionários que trabalham em equipe superam funcionários excelentes que não o fazem.
  • Bons funcionários com bons processos superam funcionários excelentes com processos ruins.
  • Se um funcionário for insubstituível, você deve demiti-lo imediatamente.

Minha própria experiência em primeira mão é bastante diferente. Ela me diz que:

  • Funcionários excelentes podem superar processos ruins.
  • Funcionários excelentes podem superar gestores ruins.
  • Funcionários excelentes podem impulsionar equipes medianas.
  • Fazer uma ou duas contratações excelentes é o passo mais crítico para transformar uma organização com baixo desempenho.
  • E, se Frederick Brooks em “O Mítico Homem-Mês” estiver certo (e ele está), os melhores funcionários de TI são pelo menos 10 vezes mais eficazes do que os funcionários médios, embora seus contracheques estejam longe de ser 10 vezes maiores do que os dos funcionários comuns. Portanto, você pode facilmente se dar ao luxo de contratar funcionários excelentes.

Mas não há diferença entre funcionários excelentes e insubstituíveis, certo?

A álgebra da insubstituibilidade

Brooks explicou a matemática: O número de relacionamentos pessoais em uma equipe de tamanho n é n(n-1)/2, então uma equipe com 10 membros contém 45 relacionamentos pessoais entre pares de funcionários. Ou seja, cada membro da equipe tem um relacionamento com todos os membros (n) excluindo a si mesmos (-1).

Portanto, fazendo um pouco de álgebra, quando você substitui um funcionário em uma equipe de 10 membros por alguém novo, você não substitui 10%, mas sim 20% da equipe quando mede o tamanho da equipe pelo número de relacionamentos dentro dela.

Especialmente se o funcionário que você perdeu for excelente, você está olhando para não uma equipe alterada, mas uma totalmente diferente. Se o substituto for apenas mediano, a nova equipe ainda será muito menos eficaz.

A conclusão é tão óbvia quanto raramente praticada: Trate seus melhores funcionários como se estivesse tentando recrutá-los, todos os dias de todas as semanas.

Trate-os assim porque se eles são tão bons, outros empregadores também estão tentando encontrá-los e recrutá-los, todos os dias de todas as semanas.

O que faz um ótimo funcionário

“Ótimo funcionário” é fácil de escrever. É menos fácil de definir. Aqui está uma lista breve para começar. Refine-a discutindo a questão com sua equipe de liderança.

  • O hábito do sucesso: Alguns funcionários aparentemente não sabem como fracassar. Deixe-os com uma tarefa e eles encontrarão uma maneira de concluí-la.
  • Competência: Como regra geral, é melhor pedir desculpas pelas más maneiras de um funcionário do que por sua incapacidade de realizar o trabalho. Sem competência, funcionários com um forte hábito de sucesso podem causar muitos danos, criando soluções improvisadas em vez de soluções sustentáveis.
  • Seguidores: A liderança é uma qualidade valorizada nos funcionários, desde que eles estejam liderando na direção definida pelos líderes. Se estiverem indo em direções diferentes, os líderes valorizados só gerarão conflitos e confusão. O “seguir” é o que acontece quando eles abraçam a direção que você está estabelecendo e a tornam sua própria.
  • Honestidade intelectual: Alguns funcionários podem ser persuadidos com evidências e lógica. Outros confiam em seus instintos. Isso é um erro fisiológico. Você quer pessoas que assimilem com seus instintos, mas pensem com seus cérebros.
  • Orientação para a equipe: Você quer funcionários que apoiem sua equipe, não aqueles que competem com ela.
  • Não é esse tipo de insubstituível: Grandes funcionários são e devem ser insubstituíveis, ou quase. Mas há outro tipo de funcionário insubstituível: aqueles que guardam informações e técnicas, tornando-se impraticável dispensá-los. Tome todas as medidas necessárias para tornar esses funcionários insubstituíveis substituíveis. Em seguida, assim que possível, substitua-os pelo tipo desejável de funcionário insubstituível.

A “Regra de Ouro da Contratação”: Não aceite menos

Se você não preencher uma vaga aberta, todos terão que assumir a carga de trabalho. Portanto, é tentador suspirar, encolher os ombros e contratar alguém que pareça adequado.

Antes de prosseguir, pergunte a si mesmo: Será que o adequado será bom o suficiente a longo prazo? Ou é melhor esperar por um candidato que, como os funcionários que você já tem, seja insubstituível?

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Bob Lewis

Colaborador do CIO.com

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