Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

Empresa inaugura laboratório de P&D no Parque Científico da Unicamp e quer acelerar em soluções de IA generativa

Author Photo
5:00 pm - 10 de maio de 2024
Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Foto: Pedro Amatuzzi, Inova Unicamp

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido pela agência de inovação da instituição, a Inova Unicamp, anunciaram essa semana uma parceira. O objetivo é permitir que a equipe de inovação da empresa atue com os alunos da universidade para desenvolver soluções de IA generativa.

O laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Inmetrics, recém-instalado no Parque Científico da Unicamp em Campinas, terá como objetivo encontrar formas para simplificar o “emaranhado de modelos de inteligência artificial”. É uma parceria que inclui o Instituto de Computação (IC) da Unicamp.

“Temos tanto um desafio tecnológico quanto um desafio científico: ensinar a máquina a olhar e refinar, dentro de grandes bibliotecas de dados, o que é o mais importante para cada contexto”, explica Marcos Medeiros Raimundo, professor do IC da Unicamp e coordenador do projeto.

A expectativa é que, num futuro próximo, questões como a forma de integração dos bancos de dados, disponibilidade, custo e desempenho dos modelos de IA generativa deixem de ser preocupações nas empresas, universidades e organizações. O objetivo final é facilitar a vida das organizações que queiram lançar redes neurais próprias, e saibam que modelos escolher.

De volta à Unicamp

A Inmetrics foi fundada há 22 anos por cinco estudantes de ciência da computação da Unicamp. A empresa era focada em desenvolver softwares de otimização de aplicações, usados para melhorar a eficiência e o desempenho em processos.

Com o tempo, se adaptou para oferecer soluções de performance de aplicações e, em 2014, se fundiu a outras duas empresas especializadas em eficiência operacional e gestão empresarial.

Duas décadas depois, volta para a Unicamp, aproveitando o relacionamento que já vinha alimentando com o Laboratório de Inteligência Artificial (Recod.ai), do IC da Unicamp. A ideia é que a equipe de inovação da Inmetrics possa se integrar ainda mais aos talentos da Unicamp no novo espaço físico.

“Escolhemos a Unicamp para mudar a forma como a Inmetrics trabalha”, diz em comunicado Adriano Lima, sócio diretor da empresa e coordenador do laboratório de P&D inaugurado no Parque Científico da Unicamp. A estrutura já comporta mais de 18 colaboradores da empresa e pesquisadores da Unicamp.

“A ideia é que este grupo esteja focado em desenvolver soluções tecnológicas de ponta, que priorizem a eficiência e avanço nas áreas de inteligência artificial, trazendo retorno tanto para a empresa quanto para a Universidade”, diz Lima.

Um dos projetos do novo espaço é o avanço do Liev, software de código aberto projetado com os pesquisadores do Recod.ai para facilitar a gestão e integração de diversos modelos de inteligência artificial generativa. A plataforma faz a integração dos aplicativos de uma empresa com modelos neurais, reduzindo a dependência de redes específicas.

Para melhorar o produto, a Inmetrics assinou recentemente uma parceria com o Instituto de Computação, com duração de dois anos. Ele prevê a concessão de bolsas de pesquisa para estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em estágio de pós-doutorado.

O projeto tem como foco abordar três desafios de desenvolvimento: geração eficiente de código, interação da máquina nos serviços de suporte ao usuário, e análise de sentimentos. A meta é aumentar a confiabilidade dos sistemas evitando vieses que podem gerar respostas agressivas e racistas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.