Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa
Empresa inaugura laboratório de P&D no Parque Científico da Unicamp e quer acelerar em soluções de IA generativa
A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido pela agência de inovação da instituição, a Inova Unicamp, anunciaram essa semana uma parceira. O objetivo é permitir que a equipe de inovação da empresa atue com os alunos da universidade para desenvolver soluções de IA generativa.
O laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Inmetrics, recém-instalado no Parque Científico da Unicamp em Campinas, terá como objetivo encontrar formas para simplificar o “emaranhado de modelos de inteligência artificial”. É uma parceria que inclui o Instituto de Computação (IC) da Unicamp.
“Temos tanto um desafio tecnológico quanto um desafio científico: ensinar a máquina a olhar e refinar, dentro de grandes bibliotecas de dados, o que é o mais importante para cada contexto”, explica Marcos Medeiros Raimundo, professor do IC da Unicamp e coordenador do projeto.
A expectativa é que, num futuro próximo, questões como a forma de integração dos bancos de dados, disponibilidade, custo e desempenho dos modelos de IA generativa deixem de ser preocupações nas empresas, universidades e organizações. O objetivo final é facilitar a vida das organizações que queiram lançar redes neurais próprias, e saibam que modelos escolher.
De volta à Unicamp
A Inmetrics foi fundada há 22 anos por cinco estudantes de ciência da computação da Unicamp. A empresa era focada em desenvolver softwares de otimização de aplicações, usados para melhorar a eficiência e o desempenho em processos.
Com o tempo, se adaptou para oferecer soluções de performance de aplicações e, em 2014, se fundiu a outras duas empresas especializadas em eficiência operacional e gestão empresarial.
Duas décadas depois, volta para a Unicamp, aproveitando o relacionamento que já vinha alimentando com o Laboratório de Inteligência Artificial (Recod.ai), do IC da Unicamp. A ideia é que a equipe de inovação da Inmetrics possa se integrar ainda mais aos talentos da Unicamp no novo espaço físico.
“Escolhemos a Unicamp para mudar a forma como a Inmetrics trabalha”, diz em comunicado Adriano Lima, sócio diretor da empresa e coordenador do laboratório de P&D inaugurado no Parque Científico da Unicamp. A estrutura já comporta mais de 18 colaboradores da empresa e pesquisadores da Unicamp.
“A ideia é que este grupo esteja focado em desenvolver soluções tecnológicas de ponta, que priorizem a eficiência e avanço nas áreas de inteligência artificial, trazendo retorno tanto para a empresa quanto para a Universidade”, diz Lima.
Um dos projetos do novo espaço é o avanço do Liev, software de código aberto projetado com os pesquisadores do Recod.ai para facilitar a gestão e integração de diversos modelos de inteligência artificial generativa. A plataforma faz a integração dos aplicativos de uma empresa com modelos neurais, reduzindo a dependência de redes específicas.
Para melhorar o produto, a Inmetrics assinou recentemente uma parceria com o Instituto de Computação, com duração de dois anos. Ele prevê a concessão de bolsas de pesquisa para estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em estágio de pós-doutorado.
O projeto tem como foco abordar três desafios de desenvolvimento: geração eficiente de código, interação da máquina nos serviços de suporte ao usuário, e análise de sentimentos. A meta é aumentar a confiabilidade dos sistemas evitando vieses que podem gerar respostas agressivas e racistas.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!