Inmetrics e Unicamp firmam parceria para desenvolvimento de IA

Inteligência Artificial irá buscar e identificar falhas de qualidade de software que podem não ser detectadas com testes funcionais

Author Photo
9:17 am - 20 de março de 2023
Imagem: Shutterstock

A Inmetrics anunciou recentemente que firmou uma parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial,  o Recod.ai, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo é desenvolver uma solução de Inteligência Artificial para melhorar ferramentas de atendimento aos usuários.

A ferramenta irá coletar comentários sobre os aplicativos das empresas, analisar o conteúdo e, posteriormente, os classificar em requisitos de qualidade de software. A proposta da nova IA é também identificar se as reclamações estão relacionadas aos bugs funcionais (à funcionalidade de um software) ou não, uma vez que esses tipos de problemas podem ser reduzidos com testes de softwares.

“Além disso, é uma ferramenta que auxilia as empresas a manterem um canal direto de contato com seu público, dando informações fundamentais e, muitas vezes, ajudando na jornada de compra”, explica Cleber Marques, Head de Dados e Inteligência Artificial na Inmetrics.

Leia ainda: Brain, da Algar Telecom, seleciona startups com foco em 5G

Marques argumenta que as empresas investem alto nos testes de software, mas que o mercado aponta que isso já não é mais o suficiente. “Sempre frisamos ao mercado que a qualidade não é apenas testar funcionalmente. Ela tem relação com performance, segurança, instabilidade e uma série de outros fatores. Essas implicações não aparecem durante o teste funcional”, diz especialista.

Universidade de Campinas

O papel da Unicamp será no desenvolvimento de um modelo para avaliar e inserir métricas aos comentários das redes sociais com a inteligência artificial.

“Espera-se o desenvolvimento de técnicas capazes de entender comentários e conversações de clientes a respeito de produtos das empresas parceiras da Inmetrics da forma mais transparente possível ao usuário final”, diz o professor Anderson Rocha, diretor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Rocha lembra que as parcerias de universidade e indústria são fundamentais para colocar em prática, no dia a dia, soluções de inovação científica que haviam sido testadas antes em laboratório.

“Quando vamos para o cenário prático, vemos a oportunidade de colocar a pesquisa em uso pelas pessoas para o bem da sociedade como um todo. Essa parceria com a Inmetrics permite colocar em prática tecnologias de ponta em Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial para entender o que os clientes querem e precisam e como podemos atendê-los melhor em suas demandas”, complementa.

Segundo a Inmetrics, os primeiros testes já começaram a partir dos comentários exibidos nas lojas de aplicativos como o Google Play Store e a Apple Store, com os clientes da Inmetrics, que atuam no segmento de financeiras, telecomunicações e varejo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.