Ministro do STF defende remuneração de atividade jornalística por ‘big techs’

Luís Roberto Barroso citou modelo australiano como referência para a remuneração da imprensa tradicional por ‘big techs’

Author Photo
5:15 pm - 26 de setembro de 2023
O ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) Imagem Rosinei Coutinho SCO STF big techs O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta terça-feira (26) a remuneração de empresas jornalísticas por ‘big techs‘, as grandes empresas do segmento de tecnologia.

A afirmação foi dada durante um evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo afirmou o ministro, as plataformas digitais “não produzem uma linha de conteúdo”.

“Eu sou totalmente a favor do compartilhamento de receitas entre as plataformas digitais e a imprensa tradicional”, disse o ministro, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

Leia mais: Colapso dos NFTs: grande maioria das coleções não têm mais valor, diz relatório

Como inspiração, Barroso citou o modelo australiano. O país foi o primeiro do mundo a exigir que plataformas como o Google remunerassem organizações de mídia pelo conteúdo distribuído em seus serviços.

Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF na próxima quinta-feira, dia 28 de setembro. Durante o evento, o ministro também defendeu que é necessário que plataformas sejam reguladas não apenas em relação aos aspectos econômicos, mas também na moderação de conteúdo.

Também presente no evento, Rosa Weber, atual presidente do STF, defendeu o jornalismo profissional como “maior aliado no combate à desinformação, ao discurso de ódio e à intolerância.”

*Com informações de Folha de S.Paulo

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.