Startup aponta crescimento de exames médicos feitos em casa

Levantamento da healtech Tuinda Care aponta tendência para a realização de exames feitos à distância com apoio de tecnologia

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10:37 am - 30 de junho de 2023
exames médicos, tuinda care, telemedicina, telessaúde Imagem: Divulgação

O mercado de telemedicina e cuidados à distância segue crescendo, mesmo após um ano da flexibilização das restrições causadas pela pandemia. Um levantamento feito pela healthtech Tuinda Care mostra que o número de consultas remotas teve crescimento de 70,6% nos primeiros cinco meses de 2023, em relação ao mesmo período de 2022.

Segundo a empresa, pacientes estão mais confortáveis em realizar inclusive exames médicos à distância, e aponta como prova o crescimento da adoção de sua solução do tipo – o TytoCare -, dispositivo que permite exames físicos à distância. A empresa auferiu crescimento de 150% no número de pacientes que fizeram consultas utilizando o dispositivo, com 2.731 atendimentos de janeiro a maio deste ano, contra 1.600 no mesmo período de 2022.

Durante um exame remoto usando a tecnologia, o médico consegue capturar sons e imagens à distância.

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O sistema de inteligência artificial orienta o usuário para realização do exame com o dispositivo, assim é possível avaliar as estruturas do ouvido, como o canal auditivo e o tímpano, fazer análise de possível infecção da orofaringe, ausculta pulmonar, do coração e abdômen, conferir a frequência cardíaca, fazer aferição da temperatura, além de obter imagens de lesões na pele com alta precisão e acurácia. O dispositivo também possibilita conectar ao medidor de pressão.

A base da healthtech possui cerca de 480 assinaturas ativas e pelo menos 3.850 pacientes cadastrados. De acordo com a Tuinda, no período, a região Norte apresentou um aumento de 156% no número de pacientes cadastrados. A empresa também registrou um aumento de mais 20% em novos profissionais saúde em seu sistema.

“Esse crescimento se dá graças a popularidade da telemedicina após o Covid-19, em que se observou a necessidade de continuar, e reforçar, os cuidados com a saúde mesmo a distância, aliada a regulamentação. Muitos pacientes utilizaram o serviço pela primeira vez durante este período, e acabaram aderindo ao modelo, tanto pela comodidade de ter um profissional a um clique, quanto pela segurança de não precisar ir a ambientes clínicos e efetividade demonstrada”, ressalta Anna Clara Rabha, Diretora Médica da Tuinda.

Em 2022, a healthtech teve um crescimento operacional de 300% em comparação com o ano anterior e realizou mais de 3.400 atendimentos.

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