Startup combina cloud e AI para aumentar oferta de água potável

Em parceria com a Dedalus, Stattus4 passou a usar soluções Azure para essa finalidade

Author Photo
10:19 am - 21 de janeiro de 2020
Beautiful splash of blue water

Quase 40% da água tratada no País é perdida por causa de vazamentos nas tubulações e erros de medição, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil. Somando a isso, informações recentes do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) divulgadas em 2015, informam que o índice nacional de perda de água na distribuição foi de 36,7%.

Com o objetivo de ajudar a sanar esse desperdício que afeta milhões de brasileiros, a Stattus4, startup que tem como objetivo acabar com a escassez de água nos centros urbanos, desenvolveu o Fluid, sensor móvel que ajuda as empresas de distribuição a identificar, de maneira mais rápida, possíveis perdas de água.

A solução 4Fluid pode ser utilizada para fazer a análise do campo de duas formas: com sensores móveis e fixos. O modelo móvel auxilia no processo de varredura acústica, a partir da análise de ruídos realizada pela IA, e permite que os profissionais foquem apenas nos pontos com suspeita de vazamento. Já o modelo fixo permite a verificação em tempo real, realiza a leitura de consumo de água e acompanha a pressão de cada cavalete ou hidrômetro no qual foi instalado. A partir do cruzamento dos dados comerciais e operacionais do local, a Inteligência Artificial gera alarmes, beneficiando a tomada de decisão.

Ao ser encostado nos hidrômetros, relógios de água residenciais, o aparelho faz uma coleta de dados em alguns segundos, envia para um ambiente em nuvem com informações de data, hora e local. A solução de inteligência
artificial incorporada ao software do aparelho permite a rápida análise no ruído coletado para identificar se ele é ou não um potencial vazamento. O cruzamento de informações só é possível pela grande massa de dados que é constantemente armazenada neste ambiente em cloud.

O treinamento dos sensores com IA é realizado pelo time de desenvolvedores da Stattus4 a partir de mais de 700 mil amostras de ruídos, coletadas desde janeiro de 2018. A meta da companhia é chegar a 800 mil amostras até o fim do ano. A partir da tecnologia, a empresa, que atua em 32 cidades do país, já conseguiu promover uma economia equivalente a seis mil piscinas olímpicas desde 2018 e beneficiou cerca de 7 milhões de habitantes.

É neste contexto que entra a parceria com a Dedalus, empresa especializada em serviços de cloud computing e dados. A Stattus4 sentiu a necessidade de ter uma sustentação mais madura em seu ambiente em cloud e uma gestão de dados segura e eficiente.

De acordo com Marília Lara, CEO da Stattus4, as gravações dos sons são, então, armazenadas na nuvem Azure, onde os algoritmos processam as informações e conseguem identificar a incidência ou não de vazamentos. “São necessários apenas 10 segundos de vibrações diferentes para classificação dos casos e sua gravidade”, explica.

“A Dedalus foi essencial para nos ajudar a identificar o melhor tipo de nuvem para elevar a nossa performance. Além disso, saber que temos o suporte de profissionais qualificados 24×7, olhando e monitorando os nossos sistemas traz segurança, evita perda de tempo com possíveis crises e nos permite evoluir com tranquilidade”, afirma Antonio Oliveira, CTO da Stattus4.

Atualmente, a Stattus4 atende 26 cidades, totalizando cerca de 5 milhões de habitantes que utilizam a tecnologia. Desde 2018, a empresa encontrou mais de 8 mil pontos suspeitos, dentre eles, cerca de 5 mil locais de vazamentos. A identificação e reparo desses escoamentos evitou o desperdício de água, equivalente a 6 mil piscinas olímpicas. Incorporando a nova tecnologia em Azure ao negócio, o objetivo da companhia é aumentar a base de clientes, tanto no Brasil, quanto internacionalmente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.