SoftBank, Airbus e Bill Gates investem na EarthNow por transmissão ao vivo da Terra

A EarthNow planeja usar uma constelação de satélites para vídeo em tempo real

Author Photo
10:43 am - 20 de abril de 2018
Skybox

Um projeto ambicioso — apoiado por SoftBank, AirBus e o cofundador da Microsoft, Bill Gates — pretende transmitir imagens da Terra em tempo real. A EarthNow anunciou na quarta-feira (18/4) que planeja usar uma grande constelação de satélites para fornecer imagens “ao vivo e não filtradas” do globo terrestre, totalmente acessíveis por smartphones e tablets e disponíveis também para fabricantes de aplicativos móveis.

Um “Google Earth ao vivo”

Essas imagens poderiam ser usadas em projetos como rastreamento de pesca ilegal e de padrões de migração de animais, além do monitoramento de incêndios florestais. Segundo o FAQ da EarthNow, os usuários poderão ver qualquer lugar na Terra com um “atraso de apenas um segundo” e monitorar eventos conforme eles acontecem.

Os investimentos em propostas como a da EarthNow acontecem em meio a um maior interesse sobre a indústria espacial nos mercados privados. A SpaceX, de Elon Musk, por exemplo, está testando um novo serviço de Internet também através de uma rede de satélites.

Um salto de capacidade

O custo do projeto ainda não foi anunciado e os investimentos iniciais se concentra no seu amadurecimento. Cada um dos satélites terá de ser equipado com “uma capacidade de processamento sem precedentes”, dada a necessidade de processar e comprimir vídeo em tempo real.

De acordo com Russell Hannigan, CEO da EarthNow, trata-se de um salto na capacidade de computação comparada a outros sistemas de observação da Terra que oferecem imagens e às vezes vídeos para os usuários, muitos minutos, horas e até dias depois de serem solicitados. “Com os sistemas existentes, os usuários podem ver apenas o que aconteceu no passado. Com a constelação de satélites da EarthNow, você verá eventos se desenrolarem quando acontecem”, concluiu.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.