Sobloo, serviço de acesso a dados e informações do Copernicus, tem Capgemini como provedor

Airbus, Orange Business Services e Capgemini lançam a plataforma colaborativa sobloo, com a missão de construir uma nova era de exploração dos dados de Observação da Terra

Author Photo
2:03 pm - 26 de julho de 2018

Durante a celebração do 20º aniversário do programa Copernicus, em Baveno (Itália), a Airbus e seus parceiros (Orange Business Services e Capgemini) lançaram oficialmente o sobloo, o serviço de acesso a dados e informações do Copernicus Data and Information Access (DIAS) relacionado à iniciativa.

O Copernicus é o mais ambicioso programa de Earth Observation (EO ou Observação da Terra) conhecido até o momento, com o fornecimento de informações precisas, oportunas e de fácil acesso para melhorar a gestão do meio ambiente, para compreender e mitigar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a segurança civil. A Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA) decidiram lançar o DIAS para promover a disseminação de dados e garantir sua forte simplificação.

Desse modo, o projeto terá uma melhor condição de oferecer aos usuários a capacidade de explorar dados e informações relativas ao Copernicus, eliminando a necessidade de gerenciar a transferência e o armazenamento por meio de sistemas computacionais próprios.

Consórcio

Projetado para ampliar e diversificar o ecossistema de Observação da Terra, o sobloo fornece acesso fácil a todos os dados e informações do programa Copernicus para a comunidade científica, público em geral, empresários e startups que desejam processar dados que forneçam serviços próprios baseados no Copernicus. Como uma plataforma colaborativa, o sobloo pretende expandir e diversificar o recolhimento de dados – imagens comerciais de observação do planeta, representações espaciais do relevo, mobilidade, IoT etc. Assim como também fomenta interações e inovação e poderá, ainda, estabelecer projetos de economia sustentável que contribuam para o desenvolvimento da nuvem europeia.

A plataforma sobloo foi projetada para atender a todos os tipos de perfis de usuários, por meio de diferentes pontos de entrada e recursos. Criando uma comunidade geoespacial aberta a pessoas que procuram dados e serviços relacionados, bem como para desenvolvedores que ganham um ambiente dedicado para criar novas aplicações.

Verdadeiramente colaborativo e inovador, o sobloo oferece oportunidades de cocriar e enriquecer a plataforma mutuamente. Os Early Adopters das inovações tecnológicas já começaram a usar o sobloo e a dar seu feedback para melhorar a experiência geral do usuário na futura comunidade.

A atual plataforma será aberta para as primeiras funcionalidades e conjuntos de dados. Nos próximos meses, ela deverá evoluir de modo a integrar mais camadas de observação da Terra, geoinformação, análises e uma oferta completa de serviços. As soluções do sobloo já incluem APIs (Application Programming Interface) e conectores, que permitem acessar facilmente um rico catálogo de dados.

Facilitando o acesso a recursos baseados em nuvem, com grande capacidade de armazenamento e computação, além de serviços gerenciados na nuvem, ferramentas EO (Earth Observation) dedicadas e caixa de ferramentas da plataforma para configurar um ambiente de desenvolvimento mais amigável.

O sobloo foi criado com a intenção de melhorar o acesso a dados e facilitar o compartilhamento das informações. Seus serviços são baseados em um princípio de “fertilização” cruzada. A plataforma permite que os usuários se beneficiem de um grande catálogo de serviços em vários domínios de atividades. Permite, ainda, o acesso a um ambiente de desenvolvimento que oferece a simplicidade e o desempenho das tecnologias de nuvem atuais. O modelo de uso amigável do sobloo fornece uma alta visibilidade para as soluções dos usuários e suporta a comercialização por meio de diversos serviços gerenciados e com faturamento dinâmico.

“Desde o início, a Airbus tem sido uma forte parceira do programa Copernicus. Estou feliz em ver nossa aventura continuar com o sobloo, a plataforma Copernicus DIAS que estamos lançando em conjunto com nossos parceiros Orange Business Services e Capgemini. Como principal contratante, estamos comprometidos a fornecer uma ferramenta confiável para simplificar aos cidadãos europeus o acesso a dados, bem como impulsionar a criação de novos modelos de negócios baseados em Observação da Terra”, afirmou Mathilde Royer-Germain, Head de Earth Observation, Navegação e Ciência da Airbus.

“A Orange Business Services se orgulha em fornecer uma solução de nuvem pública global baseada em mecanismos flexíveis para o sobloo. Essa plataforma nos permitirá criar novos serviços e aplicações em torno das informações do Copernicus, além de impulsionar a observação do planeta”, comemorou Stefan Kanis, CEO da Orange Cloud Business, entidade de nuvem da Orange Business Services.

“A indústria está, cada vez mais, passando a reconhecer os benefícios dos dados extraídos da Observação da Terra. Imagens de satélite podem ser empregadas em todos os setores da indústria. É, certamente, um componente completo da revolução de dados para todos os nossos clientes”, explicou Denis Dallez, gerente de segmento espacial da Capgemini.

“O papel da Capgemini, no projeto de desenvolvimento do sobloo, é apoiar a indústria e o setor público no que tange ao aproveitamento e à aplicação do poder dos dados de Observação da Terra e além. Nós nos basearemos nas extensas competências digitais do Grupo para ajudar nossos clientes a expandir seus negócios e a liberarem seu potencial de inovação.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.