Setor de TIC no Brasil é um dos que mais vai contratar no 3º trimestre
Levantamento do ManpowerGroup aponta cenário de estabilidade, com maioria dos empregadores buscando novas contratações
O setor de TIC está entre os que mais deve contratar funcionários no terceiro trimestre deste ano, revelou a Pesquisa de Expectativa de Emprego, realizada pelo ManpowerGroup. O estudo divulgado essa semana revela alta na intenção de contratações no âmbito nacional e global para o período, com empregadores apontando maior estabilidade.
No ranking de setores com maior demanda de posições no país, tecnologia da informação ocupa o terceiro lugar, com 41% das intenções de contratação. Serviços de comunicação ocupa o segundo lugar, com 44% das posições, enquanto energia e utilities lidera a lista, com metade das organizações do setor esperando contratar.
Segundo o estudo, no cenário global, o setor de TI lidera o ranking de contratações (39%), seguido pelo setor de energia e utilities, (34%), finanças e imobiliário (31%) e indústrias e materiais. No Brasil, 1.020 empregadores brasileiros foram entrevistados.
Leia ainda: Automation Anywhere e Senac inauguram centro de inovação em São Paulo
O levantamento mostra que a expectativa de emprego no Brasil para o período – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar – é de +33%, 12 pontos percentuais a mais que no trimestre anterior. Já a porcentagem de empregadores que planejam contratar aumentou de 46% (trimestre anterior) para 47% (atual), enquanto aqueles que esperam reduzir o volume de contratações caiu de 21% para 15%.
Nas micro e pequenas empresas há uma expectativa de crescimento significativo em comparação ao último trimestre. Entre as microempresas, a expectativa de contratação é de 22%, e 27% para as pequenas, um progresso de 11% e 12% respectivamente. Já entre as médias e as grandes empresas, a expectativa de contratação é de 32% e 37%.
Estados mais demandantes
O levantamento traz, ainda, a intenção de contratação por regiões do Brasil. O grande destaque positivo ficou para Minas Gerais, com o melhor índice (40%), à frente do Rio de Janeiro (33%). O estado de São Paulo aparece empatado com outras regiões (31%).
“Após incertezas de todo início de ano, ainda mais com mudanças de governo, a pesquisa mostrou que as companhias conseguiram se estabelecer e ampliar as contratações, desde as grandes até as microempresas”, destaca Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.
Em sua análise, o destaque para Minas Gerais se deve principalmente pelo setor de energia renovável, que vem recebendo fortes investimentos e ampliando contratações.
“O setor de TI apresentou uma queda no indicador, mas a demanda ainda existe e os empregadores seguem com dificuldade de fechar posições nessa área. No geral, as expectativas de contratação são positivas, mas encontrar profissionais que possuem as competências comportamentais mais desejadas pelas empresas segue sendo um grande desafio e as empresas precisarão criar estratégias para fechar esse gap”, diz Pereira.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!