Segurança eficaz exige múltiplas habilidades
Futuro do trabalho apresenta múltiplos desafios para departamento de TI. Segurança precisa ao mesmo tempo evoluir e antecipar ameaças

Conquistar o equilíbrio de um
malabarista leva tempo e não é tarefa simples. Ser capaz de arremessar e pegar
vários objetos ao mesmo tempo requer múltiplas habilidades: reação
rápida, flexibilidade, concentração e a coordenação do ritmo e os movimentos. O
foco maior não está apenas em impedir que eles caiam, mas sim em conquistar o
equilíbrio perfeito.
Os departamentos de TI neste
último ano passaram por alguns desafios semelhantes. Pois precisaram de uma
combinação eficiente entre experiência do usuário, produtividade, trabalho
remoto e segurança em um cenário complexo, com um risco exponencialmente maior.
Em tempos de pandemia e
hiperconectividade, garantir a segurança dos dados tornou-se um grande desafio.
Nesse sentido, o trabalho remoto pode ser encarado como um impacto no
crescimento das vulnerabilidades junto às organizações.
É o que comprova um estudo recente
da Citrix focalizado em cibersegurança conduzido na Argentina, Brasil, Chile,
Colômbia e México em que 77% dos líderes de TI pesquisados acreditam que as
ameaças à segurança estão diretamente relacionadas com a implementação do
trabalho remoto.
Nesse sentido, 92% disseram que
tiveram que adaptar sua estratégia de segurança e 92% até mudaram as exigências
de segurança dos fornecedores e parceiros. Claramente este novo cenário de
trabalho requer uma evolução, embora muitos possam pensar que em breve
voltaremos ao escritório. Entretanto, um modelo de trabalho híbrido também não
se encaixa nas estratégias tradicionais de proteção – as quais utilizávamos
antes da pandemia.
Repensar essas estratégias tem a
ver com a implementação de tecnologias que são seguras desde sua concepção,
arquiteturas baseadas na validação constante do perímetro de segurança (que não
pode mais ser centrado em localidades ou ambientes corporativos, mas no acesso
aos dados), no reforço da segurança da rede e da forma como as aplicações e as
informações são entregues.
O gerenciamento de dispositivos e
a plena visibilidade do que está acontecendo na rede também são fatores relevantes.
Uma parte dos líderes de TI entrevistados (38%) disse que já implementou
tecnologias como machine learning (ML) e inteligência artificial (IA) para
melhorar a segurança de suas empresas. E 46% apontaram que planejam fazer isso
em menos de 12 meses.
Outro ponto importante que os
líderes de TI mencionam na pesquisa é referente ao treinamento. Isso não apenas
para que os funcionários aprendam medidas básicas de segurança, mas o
treinamento contínuo que as equipes de TI demandam diante de uma realidade em
rápida mudança. Pois, as ameaças de hackers em acelerada evolução e estilos de
ataques, não são mais tão previsíveis como no passado.
É evidente que o futuro do
trabalho que estamos construindo apresenta múltiplos desafios para o
departamento de TI. A segurança, ao mesmo tempo, precisa evoluir ao ritmo de
hoje, mas também antecipar o futuro. Isso sem afetar negativamente a
produtividade e a experiência de trabalho. Dessa forma, é possível progredir na
busca do equilíbrio perfeito entre os principais elos do sucesso das
organizações de hoje.
* Juan Manuel Gómez é diretor
de vendas workspace para Citrix América Latina

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