Grupo Casas Bahia vira primeiro ‘case de sucesso’ de Microsoft Fabric na América Latina

Empresa de varejo adotou solução da Microsoft às vésperas da Black Friday 2023. Conseguiu zerar incidentes e aumentar a satisfação

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12:10 pm - 26 de abril de 2024
casas bahia Foto: Divulgação

O Grupo Casas Bahia, formado por marcas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com, entre outras, queria atender a demanda elevada da Black Friday de 2023 sem contratempos. Para conseguir, apostou em soluções da Microsoft – a Fabric e o Autoscaling no Power BI Premium – de modo a criar a base usada para um novo ambiente tecnológico.

O objetivo final do grupo, que tem mais de seis décadas de história, era se consolidar como plataforma omnichannel de gestão de relacionamento e consumo. Como resultado, conseguiu zerar incidentes e aumentar a satisfação dos usuários, além de se tornar o que a própria Microsoft chama de “primeiro case de sucesso do Microsoft Fabric na América Latina”.

O cenário enfrentado pela empresa antes da nova solução incluía o gerenciamento de mais de 3 mil relatórios, distribuídos por 208 espaços de trabalho do Power BI Premium. A equipe, que possui base de mais de 12 mil usuários ativos, precisava de acesso imediato a insights durante a época mais importante do ano para o comércio (a Black Friday), melhorando a tomada de decisões da organização.

Era necessária uma solução capaz de eliminar gargalos e lentidões no ambiente de análise de dados. Trata-se de um elemento essencial para a estratégia do grupo, que precisa de relatórios tanto para equipes de vendas quanto para o combate a fraudes.

Necessidade urgente

A coordenadora de Business Intelligence do Grupo Casas Bahia, Fabíola de Carvalho Rocha, lembra que pediu à Microsoft, cerca de um mês antes da Black Friday, um aumento na capacidade base do Power BI Premium. “No último minuto, entendemos que não teríamos essa capacidade extra, e nossa alternativa era expandir a capacidade de processamento via Fabric.”

“O desafio foi enorme no momento mais crítico da empresa, que foi a Black Friday”, lembra Fabíola. Nos primeiros meses do ano, sob a gestão de Renato Tironi da Silva, gerente executivo de engenharia de dados, foi realizada a primeira avaliação de ambiente e criada uma força-tarefa para realizar o mapeamento e a implementação.

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Na primeira fase, foi implementada uma melhor distribuição dos espaços de trabalho, uma limpeza dos painéis críticos e uma melhor estrutura de implantação. Com o mapeamento e as primeiras otimizações concluídas, a equipe implantou um centro de excelência (CoE) com as melhores práticas para as áreas de negócio.

Após essa ação, mais próximo à Black Friday, a segunda etapa do processo começou com o apoio de um engenheiro de dados da Microsoft. Foi então definido o plano de ação, que incluiu a criação de um ambiente para o envio de relatórios no Fabric e, em paralelo, foi adicionado o dimensionamento automático no Power BI Premium para ambientes existentes, redistribuindo os espaços de trabalho entre o Fabric e o Power BI Premium.

O processo foi iniciado na sexta-feira anterior ao início do período crítico da Black Friday. No sábado, os ambientes do Fabric foram criados e o dimensionamento automático no Power BI Premium foi ativado. No domingo, os espaços de trabalho foram distribuídos e preparados para o início das promoções na segunda-feira.

Resultados da Casas Bahia

O projeto foi bem-sucedido e superou as expectativas das equipes envolvidas, segundo os gestores ouvidos. Trouxe estabilidade do ambiente, geração de relatórios e uso de dados mais rápido – nas vendas e na frente de prevenção de fraudes –, o que trouxe ganho ao eliminar possíveis perdas financeiras.

“Não houve incidentes e, dada a configuração de última hora, isso é um sucesso absoluto. Ouvimos muitos elogios das áreas de negócio sobre a estabilidade do ambiente”, conta Robson Soares de Oliveira, coordenador de Business Analytics do Grupo Casas Bahia.

Segundo a gerente executiva de Advanced Analytics do Grupo Casas Bahia, Glaucia Tatiana Ferrari, a métrica de sucesso usada foi “absorver o crescimento da demanda da Black Friday de uma forma que passaria despercebida pelas áreas. Isso nos indicaria que, de fato, o trabalho foi muito bem-feito. E foi o que aconteceu”.

Após a experiência bem-sucedida com o Fabric, a equipe de TI do grupo está focada em otimizar as operações para gerar economia.

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Redação

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