Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio
Pensar fora da caixa depende de maturidade de companhias e tecnologias, dizem executivos no IT Forum Trancoso 2024
As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso na sociedade. De acordo com a pesquisa Antes da TI, a Estratégia, apresentada por Reinaldo Roveri, sócio da Stratica Consultoria, revelam que o top 3 de novos conceitos que precisam amadurecer nas empresas em 2024 são: IA (59%), blockchain (53%), metaverso (47%).
Entretanto, a discussão em torno dessas tecnologias exponenciais, no IT Forum Trancoso 2024, demonstra que, dependendo da indústria, os casos de uso podem ser diversos. Siham Hassan, diretora de TI para a América Latina da Anglo American, diz que no caso da mineração, por estar em lugares remotos, o 5G é essencial.
Leia mais: Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?
“Principalmente quando você tem uma indústria que, para ter eficiência e controle de custos, além da segurança física e mental das pessoas, precisa estar conectada nesses lugares remotos, desde o caminhão até a nuvem. Eu não tenho como garantir a segurança se eu não tenho no controle todas as atividades e aparatos que o profissional precisa”, diz ela.
A executiva também cita a Inteligência Artificial como uma tecnologia necessária, principalmente para automatizar e capturar os dados, de forma que as tomadas de decisões sejam facilitadas. “As tecnologias exponenciais são as que permitirão fazer um impacto positivo não só para a empresa, mas para a sociedade”, frisa ela.
Luis Antonio Jannsen, diretor de Tecnologia da Informação e Digital do Grupo DPSP, pondera que nem toda tecnologia está madura para ser usada e nem toda companhia está madura para usar outras tecnologias.
“Tem muitos casos legais que a tecnologia pode ajudar, agora uma coisa é: cada negócio tem sua particularidade. Cada um tem que analisar e entender onde vai usar no seu negócio”, diz ele.
Ele termina citando um exemplo disruptivo. Comenta que existem insights de conceitos que não funcionam da forma binária, como pensamos. “A gente pensa muito na IA para vender para pessoas, mas e quando o meu cliente for IA? Como eu vou vender para ele? Como eu posso fazer com que a minha área de compras não tenha pessoas, seja apenas IA comprando? Conceitos disruptivos nesse sentido que temos que começar a pensar.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!