Samsung anuncia lançamento do silício de 2nm em 2025

Nó de processo de 2nm com MBCFET está no início dos estágios de desenvolvimento com produção em massa em 2025

Author Photo
10:30 am - 08 de outubro de 2021
samsung

A Samsung Electronics anunciou nesta quinta-feira (7) planos para a migração de tecnologia de processo contínuo para 3 e 2 nanômetros (nm) com base na Gate-All-Around (GAA) estrutura de transistor da empresa. O anúncio foi feito durante o Samsung Fórum da Fundição (SFF) 2021.

A tecnologia GAA exclusiva da Samsung, Multi-Bridge-Channel FET (MBCFET TM), é essencial para a migração contínua do processo. O primeiro nó de processo GAA de 3nm da Samsung utilizando MBCFET permitirá uma redução de até 35% na área, desempenho 30% superior ou consumo de energia 50% menor em comparação com o processo de 5nm, de acordo com a empresa.

Samsung, IBM e TSMC estão trabalhando na tecnologia GAA.

A Samsung promete ainda melhorias de potência, desempenho e área (PPA). Conforme a maturidade de seu processo aumentou, o rendimento lógico de 3nm está se aproximando de um nível semelhante ao do processo de 4nm, que está atualmente em produção em massa.

A Samsung Electronics está programada para começar a produzir os primeiros designs de chips baseados em 3nm de seus clientes no primeiro semestre de 2022, enquanto sua segunda geração de 3nm é esperada em 2023.

Segundo a empresa, o nó de processo de 2nm com MBCFET está no início dos estágios de desenvolvimento com produção em massa em 2025.

A Samsung também estimulou seu processo de 17nm ao adicionar uma arquitetura de transistor 3D que, segundo ela, melhorará o consumo de energia e aumentará o desempenho em quase 40% em comparação com o processo de 28nm da empresa, de acordo com uma publicação do The Register. Além disso, a corporação prestou alguma atenção ao seu processo de 14nm “para suportar alta tensão de 3,3V ou MRAM incorporado do tipo flash (eMRAM), que permite maior velocidade e densidade de gravação”, segundo a Samsung.

Com informações de The Register.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.