Região Sul tem 1704 startups ativas e comunidades unidas

Levantamento da Abstartups revela como startups da região Sul funcionam e seus modelos de negócio

Author Photo
6:33 pm - 28 de outubro de 2019
startup startup

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) divulgou o 3º mapeamento de startups por região, com foco no sul do Brasil. O estudo visa compreender o ecossistema de startups e suas características locais de acordo com as regiões.

Foram destacadas nove comunidades (Vale do Pinhão, Comunidade RS, Campos Valley, Desbravalley e outras) entre os meses de setembro e outubro de 2019, quando ocorreu a fase de pesquisa. Os dados são relativos ao perfil das empresas, tais como porte, perfil dos fundadores, setor de atuação e informação das comunidades.

No total, são 1704 startups ativas na região. Porto Alegre (21%), Curitiba (16,6%) e Florianópolis (10,8%) são as regiões com maior volume.

É apontado, também, que o ecossistema sulista é composto por empresas em fase de tração (38%) e operação (30%). Os maiores mercados onde atuam são educação, soluções para o agronegócio e de saúde e bem-estar.

Para Amure Pinho, presidente da Abstartups, “ficou claro que as 16 comunidades são diferentes entre si, mas muito unidas no sentido de pertencimento e compartilhamento entre as cidades”.

Ele ainda fala da importância de que tais cidades, “muitas vezes, coexistem em incubadoras, centros tecnológicos e cases de sucesso”. Assim, na visão de Pinho, tal movimento alavanca “não só o desenvolvimento de uma comunidade, mas de uma região”.

Financeiramente falando, o levantamento indica que 67% das startups locais receberam incentivos externos; outros 19% receberam aportas de investidores anjos; 30% já foram aceleradas ou incubadas.

Os modelos de negócio também têm suas diferenças: negócios B2B com 54,7%; SaaS com 50,35% da fatia; marketplace em seguida com 14,5%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.