Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Projeto instala hidrômetros conectados em Belém do Pará

Equipamentos conectados em redes 3G e 4G monitoram consumo em tempo real e buscam detectar vazamentos para diminuir desperdícios

Marcelo Gimenes Vieira
17:04 pm - 14 de abril de 2021
Adobe Stock

Sensores de ultrassom e hidrômetros conectados via redes 3G e 4G estão sendo implantados na região metropolitana de Belém, capital do Pará, e devem ajudar no uso consciente de recursos hídricos na cidade. O projeto, chamado “Águas do Guamá”, promete consolidar sistemas de monitoramento da distribuição de água em cidades e reduzir perdas.

O projeto é desenvolvido pela Fundação Vanzolini, instituição privada e sem fins lucrativos mantida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Está sendo desenvolvido em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará, a Cosanpa. Ela realizou a contratação de um consórcio e que visa a modernização do sistema de distribuição de água da cidade. O objetivo final é substituir toda a rede de tubulações e realizar adequações para redução de perdas.

Leia mais: Fibra óptica ainda não chega a 933 municípios brasileiros

Os responsáveis pelo projeto dizem que em Belém – cuja região metropolitana tem 1,5 milhão de habitantes – a perda de água tratada por vazamentos na rede atualmente chega a 74% em algumas regiões da cidade. “Ou seja, um litro de água tratada sai da estação de tratamento e chega na outra ponta como um pouco mais do que uma xícara de chá”, explica o professor Caio Fontana, do Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação (ICT) da Fundação Vanzolini, em comunicado.

Segundo o professor, o projeto está sendo desenvolvido em duas etapas. A implantação começou em junho de 2019 e a previsão de encerramento é junho de 2021.

Reduzindo desperdícios

A proposta da Fundação Vanzolini é de um sistema para ser aplicado em toda cadeia produtiva de saneamento básico. O projeto ainda está em fase de experimentação. Foi escolhida uma área da cidade e algumas residências para substituição dos hidrômetros, que agora são conectados. Nas vias foram instalados sensores de ultrassom para “ouvir” a tubulação e criar uma rede de monitoramento.

Segundo o professor, é possível detectar vazamentos na tubulação e a chamada sub-medição, ou seja, o que é consumido, mas não medido. “O desafio desse projeto está sendo monitorar uma rede de abastecimento de água e saber como localizar o vazamento”, explica Fontana. “A proposta foi fazer a automação da localização de vazamentos, tanto da tubulação das vias públicas quanto da tubulação interna das unidades de consumo.”

Para a coleta de informações são utilizados veículos equipados com rádios que percorrem os locais para leitura dos sensores. Há também um método fixo, que usa repetidores para transmitir a informação para uma central.

A expectativa é que essas medidas gerem maior disponibilidade de informação para equipes operacionais e consumidores, incluindo acompanhamento em tempo real do consumo de água das unidades. Alertas em caso de alto consumo podem ser gerados.

Fontana diz que as primeiras avaliações em campo devem começar no segundo semestre desse ano, “se a pandemia permitir”. “Infelizmente as atividades de campo foram as mais prejudicadas, impactando nas atividades de pesquisa”, diz.

Se os resultados forem positivos, a próxima fase do projeto prevê a ampliação do uso das tecnologias por outras companhias de tratamento e distribuição de água.

Tags:
hidrômetros
saneamento
saneamento 4.0
Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados