Populos, Instituto Eurofarma e Positivo Servers & Solutions lançam programa de capacitação para jovens de baixa renda
Com duração de seis meses, a nova edição do Populos University tem o objetivo de reduzir o déficit de mão de obra no mercado de TI
A Populos Tecnologia em parceria com o Instituto Eurofarma, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2006 pela Eurofarma, lançou uma nova edição do Populos University.
O programa tem como objetivo formar e capacitar gratuitamente estudantes de baixa renda em Tecnologia da Informação (TI). Com duração de seis meses, o curso selecionou 18 jovens de São Paulo, entre 17 e 21 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos.
Leia também: Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?
As aulas serão presenciais duas vezes por semana, na sede do instituto, e os alunos também terão acesso à plataforma Populos University. O conteúdo do curso inclui infraestrutura de TI atual, virtualização, cloud e estudos sobre parceiros da Populos como Citrix, Freshworks, Microsoft e Nutanix.
Déficit de profissionais qualificados
Segundo um estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até o ano de 2025, o mercado vai gerar cerca de 800 mil vagas na área de tecnologia.
Ainda de acordo com a associação, a busca pelos cursos na área de tecnologia é baixa. Há pelo menos 2,4 candidatos por vaga nos cursos de Tecnologia da Informação, e apenas 24,85% são aprovados. Além disso, conforme o levantamento, nas instituições privadas, 39% dos estudantes acabam desistindo dos cursos.
“Analisando o cenário que estamos inseridos, a parceria com o Instituto Eurofarma ainda contribui para diminuir esse déficit significativo de profissionais qualificados para o mercado de Tecnologia”, pontua Paulo Asano, CEO da Populos.
“Na Eurofarma, reconhecemos que a tecnologia é o motor do futuro e estamos comprometidos em capacitar a próxima geração de talentos nesse campo. A parceria com a Populos no projeto Populos University é um passo significativo nessa direção. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento na área de tecnologia, estamos contribuindo para o crescimento e inovação do mercado como um todo”, revela Daniel Ferreira, CIO da Eurofarma.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!