Fibra óptica ainda não chega a 933 municípios brasileiros
908 cidades são elegíveis para receber investimentos previstos no edital do 5G. Lista da Anatel foi atualizada por associação
Entre os 5.570 municípios brasileiros espalhados em 27 unidades da federação, há 933 em que a infraestrutura de fibra óptica ainda não chega. Ou seja, 16,7% das cidades do país ainda não são alcançadas pelo backhaul que as conectaria às redes das principais operadoras que conectam o Brasil.
É o que revela um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, recentemente atualizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, a Abrint. A associação trabalhando há mais de um ano na atualização da lista de munícipios que possuem backhaul de fibra.
Leia mais: Recorde de startups indica transformação digital acelerada no agronegócio
O objetivo do trabalho é manter a lista correta e evitar investimento público em duplicidade. Com base na campanha da associação, a Anatel publicou recentemente uma versão atualizada do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações, o Pert.
Das 933 cidades em que a Anatel identificou ausência da fibra óptica, 26 não contam com rotas de rodoviárias, ou seja, são 908 os municípios aptos a receberem a infraestrutura. Eles devem então ser priorizados para que tenham infraestrutura adequada no momento da finalização do edital do 5G.
Backhaul é o termo que designa o segmento da rede que chega aos municípios, interligando-os aos chamados backbones. São as ramificações do backbone que fornecem internet às redes menores, como as dos provedores regionais (ISPs), por exemplo. Já o backbone define as redes utilizadas pelas operadoras para fornecer internet para redes menores.