Fibra óptica ainda não chega a 933 municípios brasileiros

908 cidades são elegíveis para receber investimentos previstos no edital do 5G. Lista da Anatel foi atualizada por associação

Author Photo
5:25 pm - 14 de abril de 2021
fibra óptica, fibras ópticas, infraestrutura de rede

Entre os 5.570 municípios brasileiros espalhados em 27 unidades da federação, há 933 em que a infraestrutura de fibra óptica ainda não chega. Ou seja, 16,7% das cidades do país ainda não são alcançadas pelo backhaul que as conectaria às redes das principais operadoras que conectam o Brasil.

É o que revela um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, recentemente atualizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, a Abrint. A associação trabalhando há mais de um ano na atualização da lista de munícipios que possuem backhaul de fibra.

Leia mais: Recorde de startups indica transformação digital acelerada no agronegócio

O objetivo do trabalho é manter a lista correta e evitar investimento público em duplicidade. Com base na campanha da associação, a Anatel publicou recentemente uma versão atualizada do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações, o Pert.

Das 933 cidades em que a Anatel identificou ausência da fibra óptica, 26 não contam com rotas de rodoviárias, ou seja, são 908 os municípios aptos a receberem a infraestrutura. Eles devem então ser priorizados para que tenham infraestrutura adequada no momento da finalização do edital do 5G.

Backhaul é o termo que designa o segmento da rede que chega aos municípios, interligando-os aos chamados backbones. São as ramificações do backbone que fornecem internet às redes menores, como as dos provedores regionais (ISPs), por exemplo. Já o backbone define as redes utilizadas pelas operadoras para fornecer internet para redes menores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.