Recorde de startups indica transformação digital acelerada no agronegócio

Agtechs mais que dobram no Brasil em 2020, indica estudo revelado no Futurecom Digital Series. Transformação no setor está acelerada

Author Photo
9:10 pm - 13 de abril de 2021
agronegócio, agricultura, agtech

Apesar de muitas vezes carente de conectividade, e portanto da infraestrutura básica necessária para a transformação digital, o agronegócio brasileiro assistiu em 2020 uma explosão de startups especializadas, as chamadas agtechs. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, o número delas saltou de 1.125 em 2019 para 2.402 em 2020, ou seja, mais que o dobro.

Esse número faz parte de um estudo ainda não publicado, o Radar Agtech Brasil de 2020, e foi antecipado pelo diretor de inovação da pasta, Cleber Soares. Ele participou do Futurecom Digital Series, que começou virtualmente nesta terça (13) e que tem como objetivo discutir as tecnologias e as soluções que serão usadas pelo agronegócio nacional nos próximos anos.

“É um crescimento simplesmente fantástico”, disse o diretor. Para ele esse aumento no número de empresas inovadoras no agronegócio é reflexo de um movimento acelerado de transformação digital que chegou ao campo e que mesmo a pandemia foi incapaz de frear. Reflete ainda a importância do agronegócio no PIB brasileiro – mais de um quarto do total, ou 26,6%.

Leia mais: IoT no campo: tecnologia ajuda a revolucionar o agronegócio do Brasil

Dois exemplos disso são o índice elevado de moradores de regiões rurais que tem telefones celulares (96%), boa parte smartphones (61%), segundo uma pesquisa de 2017 da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) – número sem dúvida maior em 2021. Outro estudo da Mckinsey citado por Soares indica que 85% dos produtores rurais brasileiros usam algum tipo de aplicação ou software para fazer negócios atualmente.

“A pandemia foi realmente um acelerador”, concordou Paulo Alvim, secretário de empreendedorismo e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), também durante o Futurecom. “Já vínhamos conversando sobre levar [a transformação digital para o campo] via Plano Nacional de Internet das Coisas.”

IoT, aliás, foi provavelmente o conjunto de aplicações mais mencionado durante o evento. Alvim ressaltou que essas tecnologias serão prioridade por “uma ou duas décadas”, e vão mudar a atividade produtiva de todos os setores, não só a agropecuária, além do próprio cotidiano do cidadão.

“IoT vai trazer outras tecnologias, não só digitais. O digital é mais rápido, mas ele entra em um ciclo virtuoso que traz novas tecnologias. A grande onda vem depois, com as biotechs de materiais avançados e nanotecnologia, e as foodtechs”, ponderou o secretário. “IoT é um trator que vai abrindo caminho para a transversalidade de tecnologias.”

Entraves e dificuldades

Aplicações que conectem sensores espalhados por grandes áreas produtivas e estruturas fabris afastadas, no entanto, ainda dependem de conectividade de ampla abrangência e baixa latência. Alvim reconhece que ainda falta conectividade no campo, mas considera que as perspectivas de crescimento são positivas e avançaram durante o ano passado.

Outro ponto crítico apontado pelos especialistas no evento é a formação de mão de obra especializada na transformação digital brasileira em geral e do agronegócio em particular. “Nesse sentido é fundamental uma grande convergência de atores públicos e privados. E não é questão só de recursos, o privado tem mais proximidade com a demanda”, disse Paim.

Para o secretário, o problema do capital humano e da formação para a transformação digital do setor rural é ainda mais crítico, pois há uma tendência de se privilegiar a população urbana. “Há um distanciamento, às vezes até um esquecimento, dessa população. E os meios de qualificação chegam sempre atrasados”, criticou. “Deveria se pensar de forma integrada porque esse distanciamento não existe mais.”

Papel da tecnologia

O segundo painel do Futurecom Digital Series focado no agronegócio discutiu o papel das tecnologias digitais no setor. Para o engenheiro agrônomo e professor Marcos Fava Neves, elas são parte de um esforço necessário para que o Brasil se mantenha como grande potência agropecuária global. Nos últimos 30 anos, disse, o país teve um “crescimento fantástico”, e o futuro é “extremamente promissor”.

Para que isso aconteça, disse, são necessários três conjuntos de estratégia: custos, diferenciação e ação coletiva. Em custos estão os esforços para reduzir custos e aumentar produtividade, e aqui a tecnologia é preponderante. “Para que a administração não ocorra mais por hectare, mas por metro quadrado”, ressaltou, salientando o papel da digitalização na agricultura de precisão e no combate aos desperdícios logísticos, por exemplo.

O segundo conjunto diz respeito à diferenciação, que inclui não só a qualidade dos produtos, mas também ao marketing e ao cuidado ambiental que atualmente influencia negativamente o produto brasileiro no exterior. Por último vem o coletivismo, ou seja, o fortalecimento de associações e cooperativas.

“Para muitos pequenos integrantes da cadeia produtiva do agro, são precisos esforços coletivos para que tenham acesso à tecnologia. Cooperativas podem ajudar a usar drones, aplicativos e outros componentes”, ressaltou.

Para Fabio Alencar, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios da SES Satellites, permitir que soluções compartilhadas cheguem ao pequeno produtor é muito importante. Para ele, contribui para o acesso a redução dos custos de tecnologias mais novas, inclusive de conectividade. “Comparado ao que vimos no passado, estamos chegando em um momento em que o custo-benefício está permitindo o acesso”, ponderou.

Conforme o 5G se aproxima, já não são tão raras as propriedades rurais em que chega fibra óptica, disse. Satélites também entram como estratégia para democratizar o acesso em regiões remotas. E, segundo o executivo, todas as tecnologias estão se barateando, incluindo computação em nuvem, analytics e drones, por exemplo.

“O fato é que a tecnologia está baixando de custo em geral, e ela traz benefício que compensam largamente o investimento”, disse. “Mas é importante que ela não fique limitada a um pequeno grupo de grandes produtores, que esteja disponível para todo mundo.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.