Peloton é acusada de colocar em perigo a saúde dos colaboradores durante pandemia

Comentários de um fórum interno da empresa de bicicletas e esteiras estacionárias dos EUA mostra intensa insatisfação dos funcionários

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3:00 pm - 16 de junho de 2020

As exigências de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus fez com que a Peloton Warehouse tivesse um crescimento expressivo na venda de suas bicicletas e esteiras estacionárias de luxo.

Junto com a procura pelos aparelhos, a empresa criou um público cativo para os treinos de vídeos em streaming que possui. Entretanto, esse crescimento abrupto trouxe um problema de logística à empresa que viu seus trabalhadores temerem pelo risco à exposição à Covid-19, segundo reportagem do BuzzFeed News.

A empresa de tecnologia de exercícios, com valor de mercado em US$ 12 bilhões, aproveitou a pandemia para impulsionar sua marca em um momento em que as academias estavam fechadas e havia uma grande oportunidade para a empresa.

Tendo designado seus negócios como essenciais, a empresa estendeu os testes gratuitos do conteúdo de streaming de vídeo, enviou dezenas de milhares de bicicletas em questão de semanas e excedeu suas metas de receita; acumulou mais de meio bilhão de dólares em receita nos primeiros três meses de 2020, diz a reportagem.

Entretanto, à medida que expandia suas operações e crescia a demanda por seus produtos, aumentava também o descontentamento de seus funcionários. Os trabalhadores de armazém e entrega que montam, consertam e entregam equipamentos da Peloton estavam furiosos.

De acordo com as comunicações internas analisadas pelo BuzzFeed News, alguns consideraram imprudente a decisão da empresa de designar a entrega de bicicletas caras como essenciais durante uma pandemia, colocando os funcionários em risco de contrair o vírus.

“A Peloton realmente não se importa com a nossa segurança ou saúde”, escreveu um funcionário da empresa em uma postagem em um quadro interno de mensagens.

Em resposta a uma lista detalhada de perguntas do site, a Peloton ofereceu uma declaração observando que seguiu as diretrizes do CDC e de saúde pública durante toda a pandemia e encaminhou o BuzzFeed News aos protocolos de entrega em seu site.

Força de trabalho descontente

De acordo com a reportagem, as bicicletas e esteiras Peloton custam entre US$ 2 mil e US$ 5 mil. Os quadros são fabricados em Taiwan e enviados para os EUA, onde a maioria deles é montada e armazenada em um dos 23 armazéns da empresa para entrega e instalação em residências por seus funcionários.

Quando a Peloton foi aberta no outono de 2019, a empresa disse que se considerava em parte, “uma empresa de logística que fornece entrega, configuração e serviço de alto toque para nossos membros”. A entrega e instalação das bicicletas custa aos clientes US$ 250.

Para alguns funcionários da Peloton ouvidos pela matéria, a ideia de realizar o serviço de entrega em domicílio “high touch” da empresa durante uma pandemia altamente transmissível era mais do que complicada – parecia um risco à saúde muito sério.

Protestos

No dia 12 de março, após novas restrições impostas pelo governo norte-americano, um profissional do Recursos Humanos da Peloton postou uma mensagem através de um fórum interno de funcionários. A nota informava os perigos da disseminação do novo coronavírus e salientava as medidas protetivas que seriam realizadas internamente, como o aumento dos serviços de zeladoria. Além disso, seriam fornecidas “luvas e toalhetes de desinfetante, que recomendou que os funcionários levassem “para casa [do cliente] quando fizessem as entregas”.

A Peloton não respondeu às perguntas do BuzzFeed News sobre quando as luvas foram distribuídas aos trabalhadores de entrega ou se foram fornecidas com máscaras. Segundo a reportagem, alguns funcionários ficaram irritados com a expectativa da empresa de efetuar entregas durante uma pandemia.

“Estamos tomando os cuidados e perguntando a esses clientes se eles viajaram [fora] do país nesse período? Se eles tiverem algum sinal desses sintomas de antemão? disse um entrevistado pelo BuzzFeed News. “Temos que tomar precauções extras …”

Em 15 de março, Foley escreveu uma carta pública sobre a resposta da empresa à pandemia, na qual afirmou que todos os funcionários da Peloton em todo o mundo deveriam trabalhar em casa, se possível. As lojas de varejo fechariam, os treinadores filmariam o conteúdo de fitness em “estúdios fechados” e os agentes de suporte ao cliente trabalhariam remotamente, diz a publicação.

Foley escreveu sobre os trabalhadores de armazéns e entregas: “continuarão a entregar as bicicletas e esteiras da Peloton nas casas das pessoas, tomando precauções extras para lidar com a segurança de nossos membros e nossa equipe. […] Nosso objetivo é levar a experiência Peloton … ao maior número possível de membros, principalmente durante esse período de incerteza”.

As discussões no fórum ficaram ainda mais acaloradas quando Foley decidiu oferecer US$ 100,00 extra por dia por “pagamento de periculosidade” para os funcionários, que reagiram com comentários como: “vocês realmente se sentaram em uma sala com esse plano e pensaram que arriscaríamos a segurança de nossos entes queridos por US$ 100 [?]”

Diminuindo o ritmo

Somente em 19 de março, uma semana depois que os funcionários deram um alarme, a Peloton interrompeu os pedidos de sua esteira, o que exigiria a entrega e montagem em casa devido ao seu tamanho. A empresa continuou a vender bicicletas, instruindo os clientes a abrir as portas da frente e recuar 3 metros para permitir que os entregadores deixassem a bicicleta na “entrada da sua casa ou apartamento”, explica a reportagem.

“Desde que os estados e regiões começaram a implantar pedidos de abrigo, seguimos a orientação dos governos locais, o CDC e outras agências de saúde pública em nossos armazéns e implementamos um protocolo de entrega de limites, que pode ser encontrado aqui”, escreveu um porta-voz da Peloton em uma afirmação. “Monitoramos ativamente a situação para fazer os ajustes necessários que nos permitem manter nossa equipe segura e trazer a experiência Peloton para nossa comunidade”.

Ao final, algumas instalações da Peloton, incluindo armazéns, foram forçadas a fechar devido a funcionários testarem positivo para Covid-19, de acordo com um ex-funcionário que pediu anonimato por medo de retaliação.

Em 7 de abril, a empresa parou de transmitir aulas ao vivo de exercícios em seu estúdio na cidade de Nova York – considerado um negócio essencial pelo Estado – depois que alguém que trabalhava lá contraiu a doença.

“Como uma empresa sediada na cidade de Nova York, vimos em primeira mão a magnitude da crise da Covid-19”, disse Foley em uma teleconferência de resultados em 7 de maio, “e oferecemos um sincero agradecimento a todos os que trabalham incansavelmente na linhas de frente para combater esta epidemia”.

A Peloton se recusou a responder a perguntas específicas do BuzzFeed News sobre infecções entre seus funcionários.

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