Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Pandemia global acelerou o futuro do trabalho em até 10 anos, diz executivo da PwC

Pandemia de coronavírus continuará a moldar o trabalho como o conhecemos no futuro próximo, segundo David Clarke

Da Redação
13:08 pm - 10 de agosto de 2020
Adobe Stock

David Clarke, o principal líder em inovação e estratégia digital da PwC, diz que podemos esperar mudanças em grande escala na direção da colaboração digital e do trabalho em equipe, mesmo após a pandemia de Covid-19. Em entrevista para o Business Insider, Clarke falou sobre o impacto da pandemia, a importância da transformação digital e como os locais de trabalho podem ser resilientes.

Muitas mudanças já ocorriam nas empresas antes da pandemia, porém a crise e as demandas de distanciamento e isolamento social aceleraram muitas transformações que devem se tornar permanentes no mundo corporativo. “Acho que a pandemia nos levou de cinco a dez anos à frente no futuro do trabalho. Já estava se movendo nessa direção antes, mas a pandemia na verdade abriu as portas para mais experimentação e novas formas de trabalhar. As pessoas pensam no trabalho virtual como uma resposta à crise, mas o que não percebem é que há muitas coisas boas acontecendo com o trabalho virtual e remoto”, disse David Clarke ao site.

Com 270.000 funcionários, a PwC precisou tomar várias medidas para adaptar os negócios e os colaboradores ao trabalho remoto. Além de criar um novo grupo de estagiários virtuais, a empresa também adquiriu 4.000 licenças para software de treinamento de VR (Realidade Virtual) e começou a usar a tecnologia para treinamento de diversidade.

“Temos que ver como trabalhamos com as pessoas. Não estamos procurando construir robôs; buscamos tornar as pessoas mais inteligentes. Há coisas que estamos fazendo no virtual que não poderíamos ter feito de outra forma”, destacou. Ao mesmo tempo que o executivo relata os benefícios de produtividade e otimização dos processos no trabalho virtual, reconhece o desafio de gerir novos problemas consequentes deste modelo de trabalho.

“Este negócio tem tudo a ver com pessoas e não queremos perder o elemento humano no que fazemos. Temos passado muito tempo aprendendo sobre coisas que não estão funcionando. Por exemplo, as pessoas não estão se deslocando, mas estão trabalhando ainda mais e dedicando mais tempo ao seu dia pessoal, ou não estão se concentrando nas famílias. Então, agora estamos pedindo às pessoas que bloqueiem seus calendários para momentos pessoais, o que é único”, contou.

A PwC ainda se ajusta ao modelo de trabalho, já que a opinião da equipe é dividida sobre o assunto. “Ainda precisamos entender o que é essa pessoa e por que ela trabalha na PwC e o que é significativo para ela”. O executivo conta que as mudanças vieram para ficar, mas cabe às empresas considerar as necessidades exclusivas de suas forças de trabalho à medida que o futuro continua a evoluir.

Para o executivo a solução para um mundo virtual, entretanto, não é a tecnologia. “A tecnologia é um componente disso. Mas é realmente sobre a arte de reunir – as ferramentas certas, as técnicas e as pessoas. E quando falamos sobre o mundo virtual, temos que encontrar diferentes técnicas para criar essa empatia humana. Portanto, aprender sobre as pessoas, o que as move, o que as entusiasma, o que é desafiador para elas”, comentou.

A transformação digital foi preponderante durante esse período e ainda é para a recuperação e o retorno das empresas. Clarke lembra que as empresas que já tinham maior maturidade digital estavam mais preparadas para enfrentar as adversidades geradas pela crise da Covid-19 e se mostram mais resilientes ao processo.

“Mas quando falamos sobre transformação digital, temos que falar sobre retorno. A transformação digital é o desempenho e o crescimento do seu negócio. Por exemplo, o que descobrimos em nossa organização é que muitos de nossos talentos não querem fazer tarefas repetitivas”, disse. “Então, capacitamos nossos clientes e criamos algo chamado laboratórios digitais, que é um conjunto de aplicativos e software que removia essas tarefas repetitivas, para que eles se concentrassem nas coisas mais amplas. Isso é transformação digital – era fazer com que nossa força de trabalho realmente fizesse as coisas pelas quais eles são mais apaixonados, não as coisas que os tornam um tanto redundantes”, adicionou Clarke.

Outras adaptações

A PwC também desenvolveu novos projetos que ajudam os estagiários a entrar na empresa de forma virtual. Em duas semanas a empresa criou um estágio virtual e, segundo Clarke, “os estagiários ficaram gratos pela experiência”.

Outra preocupação do executivo é observar como seus clientes estão lidando com a crise. “Temos que repensar os serviços e produtos de nossos clientes e ajudá-los a reformulá-los para o futuro. Alguns deles conseguirão; alguns deles estão em perigo. Portanto, uma das coisas que estamos fazendo agora é ajudar nossos clientes a entender em que investir e em quais novas direções olhar”, explicou.

O comércio eletrônico já era parte do negócio da PwC, mas “agora está se tornando o próprio negócio”, segundo o executivo. “Os escritórios mudarão para sempre, mas não de uma maneira ruim. Precisamos remover toda a negatividade disso. Acho que, quando voltarmos a algum nível de uso do espaço tradicional, descobriremos que a forma como operávamos no passado pode parecer um pouco arcaica. Precisamos abraçar as coisas que aprendemos aqui no mundo virtual”, finalizou Clarke.

Tags:
futuro do trabalho
Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados