Ourofino ingressa na era móvel e moderniza gestão

Author Photo
9:16 am - 18 de março de 2015
Fundada em 1987, a Ourofino passou uma década sem modernizar sua área de tecnologia da informação (TI). No entanto, há dois anos, a empresa, que atua no setor de saúde animal, decidiu mudar o cenário e atualizar diversos sistemas, incluindo seu Enterprise Resource Planing (ERP) para garantir mais governança e suportar o crescimento dos negócios. A modernização serviu como esteira para o ingresso na era móvel.

O projeto ‘Of Mobile’ teve início em 2014 e foi finalizado em dezembro do ano passado. Seu objetivo era levar, para as mãos de gestores e coordenadores da empresa, dispositivos móveis equipados com a solução SAP Fiori para agilizar a aprovação de requisição de compras. 

Hoje, a solução é utilizada por 103 funcionários da empresa, sendo que quase metade deles utiliza iPhones para efetuar as aprovações de requisição de compras, contratos de compras, medições de serviços e reserva de estoque.

Luiz Augusto Filho, gerente de TI da Ourofino, conta que, por meio do projeto, a companhia conseguiu centralizar o processo a partir de um único ponto, possibilitou acesso a ferramenta por meio de qualquer dispositivo conectado à web, onde quer que o usuário esteja, e garantiu mais governança. “Considerando ainda que os profissionais tinham de estar fisicamente na empresa para realizar as aprovações, levamos mobilidade para eles e conquistamos produtividade”, conta.

Ele lembra que a equipe tinha 12 semanas para colocar o projeto no ar e esse foi um grande desafio. Esse prazo contemplava ainda o treinamento dos usuários. “Nosso cronograma era agressivo e exigia muita atenção com infraestrutura e uma revisão criteriosa das estratégias de aprovação”, relata.

Segundo o executivo, o prazo foi cumprido porque a TI registrou assertividade na definição do escopo. Outra iniciativa que contribuiu para que a iniciativa fosse bem-sucedida, diz, foi o projeto piloto colocado em prática pela Ourofino para identificar a aceitação dos gestores. “Percebemos alta demanda dos colaboradores por mobilidade”, relata.

O executivo diz que a TI realizou uma pesquisa de satisfação com os usuários para identificar o sucesso do projeto. Dos 43 respondentes, a média de efetividade da ferramenta, em uma escala de zero a quatro, foi de 3,51. Já o item usabilidade da ferramenta ganhou a nota 3,56. 

Como próximo passo, Augusto Filho adianta que mais aplicações de aprovação deverão ser incluídas na solução, como folha de pagamento e trâmites da diretoria financeira. Ainda para este ano, ele afirma que a TI deverá investir em outras tecnologias, incluindo melhor estruturação do data warehouse (DW) com SAP Hana, CRM e aprimoramento do planejamento orçamentário. Está nos planos da empresa ainda seguir com o projeto de Business Intelligence (BI), em curso desde 2014.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.