Nova Hampshire investiga chamadas de IA que se passam por Biden

Autoridades de Nova Hampshire buscam responsáveis por milhares de chamadas geradas por IA que influenciaram eleitores nas primárias estaduais

Author Photo
3:58 pm - 07 de fevereiro de 2024
Joe Biden, nova hampshire

O estado norte-americano Nova Hampshire iniciou uma investigação criminal contra uma empresa do Texas após milhares de chamadas automáticas geradas por inteligência artificial (IA) se passarem pelo presidente dos EUA, Joe Biden, orientando os eleitores a não votarem nas primárias do estado. A investigação aberta destaca preocupações crescentes em relação à falta de proteções adequadas em ferramentas de IA.

No final de janeiro, milhares de pessoas em Nova Hampshire receberam chamadas telefônicas falsas que as instruíam a não votar nas primárias estaduais. O procurador-geral John Formella anunciou uma investigação no dia seguinte, chamando as ligações de tentativa ilegal de interferência eleitoral.

Formella tomou medidas contra a empresa de telecomunicações Life Corp., exigindo que interrompesse imediatamente a violação das leis estaduais contra a supressão de votos.

Leia mais: Para 76,6% dos brasileiros, IA vai roubar empregos

Formella não revelou qual empresa usou o software para a deepfake de Biden. Porém, Hany Farid, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley especializado em propaganda digital e desinformação, acredita que a gravação tenha sido produzida através do software da ElevenLabs, segundo o Washington Post. Recentemente avaliada em US$1,1 bi, a ElevenLabs permite que usuários clonem vozes de amostras pré-existentes, sem proteções adequadas.

A empresa suspendeu a conta responsável pelo deepfake de Biden. Após o caso, Mati Staniszewski, CEO da ElevenLabs, assegurou o compromisso da empresa em evitar o uso indevido de ferramentas de áudio de IA, prometendo tomar medidas apropriadas em casos relatados.

O incidente ressalta a necessidade de melhores políticas nas empresas de tecnologia para evitar distorções eleitorais. Recentemente, a OpenAI proibiu o uso de suas ferramentas por um desenvolvedor que criou um robô imitando um candidato democrata.

*Com informações do The Washington Post

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.