Nova Diretiva de Segurança de Rede e Informação (NIS) da UE entra em vigor

Menos conhecida do que o GDPR, a diretiva poder ter grande impacto

Author Photo
2:40 pm - 10 de maio de 2018

Em 9 de maio encerrou-se o prazo de transposição para a nova Network and Information Security (NIS) Directive para a legislação nacional dos estados membros da União Europeia. Menos conhecida do que o GDPR, a diretiva da UE sobre a segurança de redes e sistemas de informação poder ter o mesmo impacto em certos setores críticos da indústria.

Este novo regulamento destina-se a criar um nível base de segurança para as organizações que operam serviços essenciais. Os principais setores abrangidos por este regulamento são: fornecedores de energia, transporte, bancos, infraestrutura de serviços financeiros, saúde, água e provedores de infraestrutura digital. As organizações neste âmbito são denominadas “operadores de serviços essenciais” e devem implementar as regras da diretiva para formar o “nível básico de segurança” exigido.

A diretiva da União Europeia foi aprovada em 6 de julho de 2016, e os estados-membros tiveram 21 meses para transpor a diretiva para sua legislação nacional e isso começar a impactar as empresas.

Paul McKay, analista da Forrester, levantou  algumas das principais maneiras pelas quais grandes corporações podem ser impactadas a partir das mudanças no setor de segurança pela Diretiva NIS.

  1. Sanções financeiras por violação da directiva;
  2. Notificação obrigatória de violação de segurança;
  3. Compartilhamento de dados sobre violações para ajudar a informar países do grupo;
  4. Ajuste ou implementação de novos controles de segurança para se adequar;
  5. Gestão da cadeia de suprimentos/fornecedores com rigor em segurança;
  6. A prestação de serviços digitais será particularmente afetada.

O analista pondera, porém, que o NIS é uma diretiva e não um regulamento, e cabe aos estados membros determinar como eles a aplicarão. Isso significa que diferentes estados membros da UE terão implementações diferentes dos controles de segurança necessários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.