Modernização de TI assombra provedores de telecomunicações

Estudo da Accenture divulgado no MWC mostra que provedores de serviços de telecomunicações têm dificuldades de rentabilizar redes

Author Photo
2:50 pm - 06 de março de 2024
Imagem: Shutterstock

Três a cada quatro (75%) dos executivos de provedores de serviços de telecomunicação (CSPs) ainda lutam contra atrasos tecnológicos e barreiras de produtividade e inovação. É o que revela um estudo feito pela Accenture e divulgado na semana passada durante o Mobile World Congress. Foram ouvidos 252 líderes dessas empresas.

Segundo o estudo, 55% dos entrevistados lidaram com atraso tecnológico ao longo de 2023, e menos de 7% estão totalmente satisfeitos com o retorno de investimentos em modernização de TI nos últimos três anos. 60% dos executivos se disseram incapazes de rentabilizar redes, o que traz impacto na atualização de sistemas de TI antigos.

Leia também: Nuvem é a maior fonte de riscos para 78% dos decisores de TI e segurança

Apesar disso, 84% dos executivos afirmam no estudo que sua organização perderá oportunidades de crescimento se não conseguir transformar sua TI de forma contínua.

Segundo o estudo, o cenário é crítico porque dois em cada três executivos admitem que suas empresas têm problemas com complexidade dos sistemas de TI associados às atuais carteiras de produtos e serviços. Um em cada três profissionais ouvidos também destacou os elevados custos operacionais e de manutenção da área de TI como dificuldade, devido à elevada proporção de sistemas antigos.

Custo do legado

Segundo o estudo da Accenture, os custos financeiros e operacionais da manutenção de sistemas legados estão aumentando. Cerca de 77% reconhecem que os sistemas modernos podem simplificar a estrutura e estabelecer a base para uma empresa ágil de telecomunicações no futuro.

No entanto, apenas alguns adotam avançam para estágios mais elevados de adoção de tecnologia. Por exemplo, 93% citaram a infraestrutura de nuvem como recurso significativo, mas apenas 26% estão conseguindo adotá-la. Com a IA, 91% reconhecem a importância da tecnologia, mas apenas 22% a integraram.

Estratégia de talentos

O estudo constatou que apenas 19% dos executivos de CSPs estão confiantes de que a organização tem os talentos certos para atender às demandas de TI, enquanto 80% concordam que a organização precisa de uma mudança cultural.

“A defasagem tecnológica é um enorme desafio para os CSPs, que só pode ser superado com a dissociação de sistemas legados e a construção da base para um Núcleo Digital, capitalizando as novas oportunidades que a IA generativa e a tecnologia digital oferecem”, diz em comunicado Mathangi Sandilya, líder do grupo de indústria de tecnologia global, comunicações e mídia da Accenture. “Nossa pesquisa descobriu que as empresas com menor defasagem tecnológica superaram consistentemente seus pares em termos de custos de TI, agilidade nos negócios e crescimento financeiro, de modo que a urgência de acelerar a transformação é clara.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.