Modernização de TI assombra provedores de telecomunicações
Estudo da Accenture divulgado no MWC mostra que provedores de serviços de telecomunicações têm dificuldades de rentabilizar redes
Três a cada quatro (75%) dos executivos de provedores de serviços de telecomunicação (CSPs) ainda lutam contra atrasos tecnológicos e barreiras de produtividade e inovação. É o que revela um estudo feito pela Accenture e divulgado na semana passada durante o Mobile World Congress. Foram ouvidos 252 líderes dessas empresas.
Segundo o estudo, 55% dos entrevistados lidaram com atraso tecnológico ao longo de 2023, e menos de 7% estão totalmente satisfeitos com o retorno de investimentos em modernização de TI nos últimos três anos. 60% dos executivos se disseram incapazes de rentabilizar redes, o que traz impacto na atualização de sistemas de TI antigos.
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Apesar disso, 84% dos executivos afirmam no estudo que sua organização perderá oportunidades de crescimento se não conseguir transformar sua TI de forma contínua.
Segundo o estudo, o cenário é crítico porque dois em cada três executivos admitem que suas empresas têm problemas com complexidade dos sistemas de TI associados às atuais carteiras de produtos e serviços. Um em cada três profissionais ouvidos também destacou os elevados custos operacionais e de manutenção da área de TI como dificuldade, devido à elevada proporção de sistemas antigos.
Custo do legado
Segundo o estudo da Accenture, os custos financeiros e operacionais da manutenção de sistemas legados estão aumentando. Cerca de 77% reconhecem que os sistemas modernos podem simplificar a estrutura e estabelecer a base para uma empresa ágil de telecomunicações no futuro.
No entanto, apenas alguns adotam avançam para estágios mais elevados de adoção de tecnologia. Por exemplo, 93% citaram a infraestrutura de nuvem como recurso significativo, mas apenas 26% estão conseguindo adotá-la. Com a IA, 91% reconhecem a importância da tecnologia, mas apenas 22% a integraram.
Estratégia de talentos
O estudo constatou que apenas 19% dos executivos de CSPs estão confiantes de que a organização tem os talentos certos para atender às demandas de TI, enquanto 80% concordam que a organização precisa de uma mudança cultural.
“A defasagem tecnológica é um enorme desafio para os CSPs, que só pode ser superado com a dissociação de sistemas legados e a construção da base para um Núcleo Digital, capitalizando as novas oportunidades que a IA generativa e a tecnologia digital oferecem”, diz em comunicado Mathangi Sandilya, líder do grupo de indústria de tecnologia global, comunicações e mídia da Accenture. “Nossa pesquisa descobriu que as empresas com menor defasagem tecnológica superaram consistentemente seus pares em termos de custos de TI, agilidade nos negócios e crescimento financeiro, de modo que a urgência de acelerar a transformação é clara.”
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