Nuvem é a maior fonte de riscos para 78% dos decisores de TI e segurança

Estudo da Tenable conduzido pela Forrester Consulting indica que configurações incorretas e falta de gerenciamento preventivo preocupam

Author Photo
11:30 am - 05 de março de 2024
gestão de riscos KPMG cibersegurança, riscos, nuvem Imagem: Shutterstock

A nuvem está no topo das listas de riscos das organizações, superando (e muito) áreas como infraestrutura de TI. É o que revelou essa semana uma pesquisa encomendada pela Tenable e conduzida pela Forrester Consulting. Foram ouvidos profissionais de TI e segurança (incluindo no Brasil) durante 2023 – sendo um terço deles responsável por tomada de decisão de investimento em infraestrutura da nuvem.

Quatro áreas foram apontadas como maiores riscos de exposição na nuvem: configurações incorretas (74%); falhas de softwares de TI/corporativo (64%); gerenciamento de acesso e privilégios de usuários (78%); falhas em softwares de tecnologia operacional (OT) (36%).

No que se refere à implementação de tecnologias em nuvem, os respondentes identificaram funções serverless, máquinas virtuais e contêineres como os três principais tipos de tecnologia cuja adoção será ampliada nos próximos 12 meses.

Leia também: Seguro cibernético depende de maturidade de empresas

“Em busca da performance e disponibilidade, empresas investiram em uma coleção de sistemas e modelos que criaram uma complexidade exacerbada dos ambientes de nuvem. Isto somado a falta de visibilidade de ativos e um gerenciamento que prioriza atividade em vez de segurança, tornaram os ambientes reativos a ataques”, diz Arthur Capella, gerente geral da Tenable Brasil. “Ou seja, existem milhares de portas para os atacantes entrarem.”

Outras fontes de riscos

Segundo o estudo, a nuvem não é a única fonte de ameaças e riscos. Agregar dados de vários sistemas isolados é demorado e complicado, segundo os profissionais, e os silos na organização, a falta de higiene dos dados e o foco na segurança cibernética reativa, e não preventiva, são fatores importante para tornar a segurança da nuvem um desafio.

O estudo indica que, para 66% profissionais de TI e segurança, sistemas isolados em suas organizações constituem barreira para a obtenção de dados de usuários. E 56% afirmam que não tem uma forma eficaz de integrar dados dos usuários às práticas de gerenciamento de vulnerabilidades.

Para 54%, a falta de higiene dos dados dos usuários impede a extração de dados de qualidade para ajudar funcionários a tomar decisões. E 60% afirmam que a equipe de segurança cibernética fica ocupada demais com incidentes críticos para adotar uma abordagem preventiva a fim de reduzir a exposição da organização.

Para complicar a situação, a responsabilidade pela supervisão dos sistemas de gerenciamento de identidade e acesso parece ser um esporte em equipe, envolvendo profissionais de operações de TI e segurança, risco, conformidade e governança. A maioria dos participantes (64%) tem três ou mais sistemas de gerenciamento de identidade e acesso, e pode haver cinco tipos diferentes de equipes envolvidas no gerenciamento desses sistemas

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.