No marketing, IA é vista como aliada da produtividade, diz RD Station
Estudo também identificou que maioria dos profissionais não conseguiu bater metas de vendas e marketing em 2022
A inteligência artificial (IA) já é vista como a estratégia mais relevante para gerar produtividade nos próximos anos para a maioria dos profissionais de marketing no Brasil. A conclusão é de um novo estudo realizado pela RD Station, em parceria com a Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos.
Entre os 1.600 profissionais ouvidos que atuam em empresas dos mais diversos portes e segmentos, 73% deles elegeram a IA como determinante para o futuro da produtividade.
“A Inteligência Artificial ganhou destaque nas operações de Marketing, principalmente com a alta aderência de uso do ChatGPT, que 59% dos profissionais afirmaram já usar em suas rotinas”, comenta Bernardo Brandão, CMO da RD Station.
O Panorama de Marketing 2023 buscou avaliar também os principais desafios que os profissionais do setor enfrentam em 2023. Gerar demanda para vendas é o maior deles (34%).
Para 51% dos profissionais entrevistados, as metas de vendas também são de sua responsabilidade. Para a maioria (75%), as metas de marketing não foram batidas em 2022.
“Ao ouvir os times na pesquisa, vemos que há um desalinhamento e que não há processos bem definidos com times comerciais, em que apenas 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de marketing e vendas. Por isso, a aproximação dessas duas áreas estratégicas devem ser conectadas e complementares”, pondera em comunicado Robinson Friede, diretor de geração de demanda e growth marketing da RD Station.
Há, entretanto, boas perspectivas entre os profissionais de marketing, que afirmam estar muito focados em melhorar as vendas. 76% dos respondentes estão com expectativa em atingir crescimento em 2023 e 41% das empresas almejam ultrapassar esse patamar com o mesmo investimento feito no último ano.
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Como estratégia, 45% das empresas priorizam Inbound Marketing, que permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas.
Já quando se trata de canal de comunicação e marketing, o WhatsApp é o destaque, pois os profissionais acreditam que, além de ser útil para a divulgação de produtos e serviços, tem como maior poder de utilização as ações de vendas: 72% das pessoas respondentes usam no atendimento comercial e no fechamento de vendas e 55% no pós-venda.
Enquanto na frente de marcas, a imensa maioria (85%) utiliza as redes sociais para criar estratégias mais personalizadas em canais como o Tik Tok e Instagram.
Cultura de dados
Ainda segundo o estudo, os dados não são majoritariamente explorados no setor. Cerca de 44% dos respondentes afirmaram não ter rotinas e processos definidos na documentação de informações, enquanto 56% possuem rotina e processos definidos, mas com mais da metade sem formalizar os dados.
De acordo com os resultados, a maior parte dos profissionais de Marketing têm dificuldade de gerar relatórios ou fazer análises porque a atividade ainda é muito manual (56%), de priorizar a análise de dados na rotina (53%) e de coletar os dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%).
Entre os segmentos, há maior destaque negativo para consultorias e treinamentos e Engenharia e Indústria Geral, em que mais da metade (63%) têm dificuldade de priorizar a análise de rotina, seguidos pelo Varejo (60%). No total da pesquisa, apenas 27% dizem não ter nenhum problema em comprovar o sucesso das ações.
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