Mais da metade dos decisores de TI querem adotar autenticação sem senhas

Levantamento Duo Security Report da Cisco revela aumento significativo da autenticação biométrica durante a pandemia

Author Photo
9:49 pm - 26 de outubro de 2021
Adoção de autenticação biométrica crescerá em dispositivos móveis Adoção de autenticação biométrica crescerá em dispositivos móveis

As autenticações multifatoriais aumentaram 39% no ano passado à medida que as empresas deixam de usar as senhas para proteger os trabalhadores híbridos. Já as autenticações biométricas cresceram ainda mais rápido, chegando a 48%. Os dados são de um estudo da Duo Security da Cisco, a solução de autenticação multifator (MFA) e acesso seguro, e mostram que empresas estão tomando medidas para evitar senhas e a adoção de métodos de autenticação para proteger a força de trabalho híbrida.

O levantamento revela que as áreas com maior crescimento no uso de biometria são educação, TI e Telecom, serviços financeiros e saúde. Além disso, a biometria foi habilitada em mais de 71% dos telefones celulares equipados com a solução, indicando uma crescente aceitação dos usuários de métodos de autenticação não tradicionais.

Leia também: Computação quântica já deveria estar na pauta das empresas, defende Atos

A Duo também registrou um aumento de cinco vezes no uso em Web Authentication (WebAuthn), produto de autenticação sem senha agnóstica de infraestrutura, desde abril de 2019. Esse número vai de encontro aos resultados indicados pelo Relatório de Acesso Confiável, que trouxe que mais da metade dos tomadores de decisão de TI planejam implementar uma estratégia sem senha.

“Agora chegamos ao ponto em que a experiência do usuário é um controle de segurança por si só”, evidenciou Dave Lewis, Global Advisory CISO da Cisco. Segundo ele, as empresas estão avançando em direção a maneiras novas e mais eficazes de lidar com o controle de acesso e vendo na prática como a democratização da segurança pode contribuir para que os trabalhadores híbridos se concentrem em suas competências essenciais, sem sacrificar a segurança.

Os dados indicam ainda que a América Latina teve um crescimento de 18% no uso de autenticação através de aplicações na nuvem. Europa e Oriente Médio tem o percentual mais alto, com 190%.

O relatório analisou dados de mais de 36 milhões de dispositivos, mais de 400 mil aplicativos exclusivos e cerca de 800 milhões de autenticações mensais de toda a base de clientes global da Duo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.